Notícia

V News

Super computador do Inpe chega a São José dos Campos

Publicado em 04 outubro 2010

Chegou nesta manhã, em São José dos Campos, um super computador que será levado para o Cptec/Inpe, de Cachoeira Paulista. Ele veio dos Estados Unidos e deve auxiliar os meteorologistas nas previsões de tempo e clima.

O equipamento chegou por volta das 9h30 no aeroporto joseense e precisou ser desmontado em 84 volumes que foram colocados em caixas, para serem transportados, tanto fora, quanto no Brasil.

Depois da carga desembarcar em São José, vai passar pela inspeção da Receita Federal e será levada para o Cptec/Inpe, em Cachoeira Paulista. Sete caminhões devem fazer o transporte do equipamento, que deve levar de duas a três horas para chegar em Cachoeira.

A expectativa é que o supercomputador auxilie nas operações de previsão meteorológica e ambiental já no início do próximo ano e ajude a prever o tempo com maior prazo de antecedência e melhor qualidade.

O equipamento irá ampliar em 50 vezes a capacidade de processamento no Inpe. Ele foi adquirido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo.

A previsão é que o transporte seja feito ainda nesta segunda-feira (4), mas não há confirmação. E também não há data prevista para a montagem e instalação do super computador, no Cptec/Inpe