Notícia

Imigração Histórica

Sugestão de leitura: “Processos migratórios no Estado de São Paulo: estudos temáticos”, Rosana Baeninger, Cláudio Dedecca (org.), 2013

Publicado em 27 novembro 2019

BAENINGER, Rosana, DEDECCA, Cláudio (Org.). Processos migratórios no Estado de São Paulo: estudos temáticos. Campinas (SP): Núcleo de Estudos de População – NEPO/UNICAMP, 2013.

Esta publicação, intitulada Processos Migratórios no Estado de São Paulo: Estudos Temáticos – compõe o volume 10 da Coleção Por Dentro do Estado de São Paulo. É resultado do esforço conjunto da equipe do projeto temático “Observatório das Migrações em São Paulo: fases e faces do fenômeno migratório no Estado de São Paulo”, financiado pela Fapesp e CNPq, e desenvolvido no Núcleo de Estudos de População (NEPO/UNICAMP) em parceria com pesquisadores da UNICAMP – Instituto de Economia, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Demografia – e pesquisadores da UNESP, UFSCAR, UNIFESP e da Faculdade Anhembi Morumbi. Os capítulos trazem as contribuições produzidas no âmbito da pesquisa, permitindo captar processos migratórios contextualizados historicamente, seus movimentos migratórios internos e internacionais no período que compreende parte dos séculos 18 e 19, passando pelo século 20 e chegando até a primeira década do século 21. Resgata a trajetória do fenômeno migratório no Estado de São Paulo e sua importância para a formação social paulista. Os capítulos apresentados seguem as duas grandes linhas temáticas e os respectivos Estudos Temáticos do Observatório das Migrações em São Paulo, a saber:

1) Migrações Internas e Internacionais na Formação Social Paulista: uma perspectiva histórica;

2) Migrações Internas e Internacionais Contemporâneas em São Paulo.

processos-migratc3b3rios-no-estado-de-sc3a3o-paulo_nepo_unicamp