Notícia

São Carlos Agora

Sucessão na UFSCar: Chapa 2 lança propostas em site oficial e está nas redes sociais

Publicado em 25 maio 2012

A sucessão na Reitoria da UFSCar será realizada, por meio de consulta à comunidade universitária, no dia 19 de junho, no Ginásio de Esportes, no campus de São Carlos. A Chapa 2, Por Uma UFSCar Soberana, entra na disputa com a proposta de uma nova gestão para a universidade. Pluralidade, respeito à diversidade e prioridade ao diálogo no exercício cotidiano da vivência universitária estão entre as metas do grupo.  

Composta por professores com experiência acadêmica administrativa, a  Chapa 2 lançou nesta quinta-feira, dia 24, seu site oficial, www.ufscarsoberana.blog.br, e perfil no facebook e twitter. "Este é um momento ímpar para a comunidade universitária, é o momento de construirmos juntos a mudança na gestão da UFSCar", afirma o professor Ernesto Antonio Urquieta-González, candidato a reitor.

Junto com Ernesto estão os professores Valdemir Miotello (candidato a vice reitor), José Antonio Salvador (candidato a pró-reitor de Graduação). Wanda Hoffmann  (candidata a pró-reitora de Administração), Tadeu Rantin (candidato a pró-reitor de Pós Graduação), Celso Goys (candidato a pró-reitor de Pesquisa), Hamilton Viana da Silveira (candidato a pró-reitor de Gestão de Pessoas), Aparecido Júnior de Menezes (candidato a pro-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis) e Luiz Carlos Gomide Freitas (candidato a pró-reitor de Extensão).

A Chapa 2  tem propostas baseadas no papel da universidade na sustentabilidade do país. Para a Pró-reitoria de Administração, por exemplo, o  grupo propõe a constituição de um sistema descentralizado e inovador para o gerenciamento dos campi a fim de garantir agilidade, transparência e maior acesso à informação.

Para a Graduação, as propostas envolvem modernização dos projetos político-pedagógicos, melhor infraestrutura; ampliação dos acordos e convênios já firmados que conduzam a uma maior mobilidade estudantil no Brasil e no exterior e maior participação da UFSCar em programas como Ciência sem Fronteira e Fapesp, além da institucionalização da Educação a Distância, entre outros objetivos.

Para o grupo que concorre à sucessão da reitoria, a universidade precisa produzir profissionais capacitados para suprir as demandas do País, por isso defende que a formação de mestres e doutores vise o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico com base na sustentabilidade. Na área de Pesquisa, considerada pelos professores do grupo como fundamental para a geração e a socialização do conhecimento produzido na universidade, o grupo defende o estímulo à participação e ao desenvolvimento de pesquisas, assim como apoio ao trabalho dos pesquisadores e criação de novos grupos.

As metas da Chapa 2 para as demais Pró-Reitorias da UFSCar podem ser conhecidas no site oficial do grupo. Acesse www.ufscarsoberana.blog.br.