Notícia

Portal Arujá Repórter

Substância derivada de veneno de peixe pode ser promissora no tratamento da asma, revela pesquisa do Instituto Butantan (147 notícias)

Publicado em 25 de agosto de 2023

EhTrend! Portal & TV Gurupi Canal Farma - Tech4Health Real Time 1 Cruzeiro FM 92.3 Blog da Cris Brasil em Folhas online Gazeta24h (Lauro de Freitas, BA) NewsLab online Correio de Carajás Expresso 222 Região Noroeste ABC do ABC Tamoios News Gazeta da Semana Manezinho News NewsLab online Jornal Fluminense Corumbaíba Noticias Guia da Farmácia online Itaquera em Notícias Notícias de Emprego Head Topics (Brasil) Portal R3 Jornal do Belém Misturebas Jornal Estação online Sala da Notícia Gazeta Info online (Limeira,SP) Amazonas 1 Instituto Butantan Gazeta Web (PR) Segundo a Segundo Portal Banda B Balai (Cabo Verde) Head Topics (Brasil) Fato Amazônico Tribuna do Sertão Portal RBN O Defensor online Mais Sampa Jornal Dia Dia Blog Marcos Frahm TV Jornal BNews O Metropolitano News Surgiu Diário de Cuiabá online Portal GMC Online TN Online O Dia (RJ) online Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online A Crítica (MS) online Guarulhosweb Cruzeiro do Sul online Nosso Dia (Londrina, PR) online O Norte de Goiás Tribuna do Agreste Bem Paraná online Head Topics (Brasil) Jornal Floripa Notícias ao Minuto (Brasil) Na Rede SCC 10 Head Topics (Brasil) Jornal Cidadã Economia em Pauta É TopSaber Meia Hora online Rádio Fandango Clic Camaquã Leia Já Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Porto Ferreira Online Programadores Brasil Gazeta de Sorocaba Revista Comunhão online HC Notícias - Hora Certa Notícias INDICE (Portugal) Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Marreta Urgente Portal Nine Fonte 1 Mundo Boa Forma JDV - Jornal do Vale do Itapocu online Gizmodo Brasil Portal Cidade Dourados Blog do Takamoto CGN Olhar Digital Digitado Folha de Dourados online Tribuna de Petrópolis online Vitória News Revista Fórum online Sim Notícias São Bento em Foco Política no Ponto Certo Giro Sertão Brasília Notícias Euro ES Euro Euro ES Euro Últimas Noticias (Venezuela) online Diario Primicia (Venezuela) online Dikajob Diário de Notícias Madeira (Portugal) online Portal Saúde no Ar LabNetwork AM Post ( em espanhol) On Jornal GlobalMed Report Pharma Innovation Notícias São Sebastião Jornal Correio da Mata Rádio Capital FM Só Notícia Boa

Uma pesquisa conduzida pelo Laboratório de Toxinologia Aplicada (Leta) do Instituto Butantan trouxe à luz um tratamento potencial para a asma, uma doença crônica que afeta a respiração. O estudo revelou que o peptídeo patenteado TnP, derivado do veneno do Niquim, pode se tornar peixe uma ferramenta valiosa na abordagem da doença.

Tradicionalmente, o tratamento da asma visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, controlando os sintomas e melhorando a função pulmonar. No entanto, o estudo liderado por pesquisadores do Instituto Butantan aponta para uma nova abordagem promissora. O peptídeo TnP, obtido em laboratório a partir do veneno do peixe Niquim, nativo do Nordeste brasileiro e encontrado tanto em água doce quanto salgada, mostrou resultados positivos no tratamento da asma.

Publicada na revista Cells, uma pesquisa comparou três grupos de animais com asma: um grupo tratado com TnP, outro com dexametasona (um medicamento convencional para a asma) e um terceiro grupo sem tratamento. Os resultados foram impressionantes, demonstrando que o tratamento com TnP prejudica em mais de 75% o número de células inflamatórias, alcançando uma eficácia semelhante à dexametasona.

Um aspecto notável da pesquisa é a ausência de efeitos colaterais associados ao tratamento com TnP, em contraste com as terapias convencionais que podem causar efeitos adversos como taquicardia, prejudicial, dor de cabeça e tremores musculares.

Mônica Lopes-Ferreira, pesquisadora responsável pelo estudo, explica que a investigação começou com a identificação de peptídeos no veneno do peixe. O veneno foi submetido a análises cromatográficas para identificação dos peptídeos, e após testes, um grupo de peptídeos foi identificado como não causador de danos, despertando o interesse da equipe.

O estudo rigoroso com o sequenciamento da proteína, possibilitando a identificação da estrutura para a posterior reprodução em laboratório. Esse avanço permitiu que os pesquisadores trabalhassem com moléculas sintéticas, dependendo da dependência da deficiência do veneno do peixe.

Em pesquisas anteriores, publicadas na revista PLOS One, o mesmo grupo já havia demonstrado o potencial da molécula no tratamento da esclerose múltipla em modelos animais. Nas próximas fases do estudo visaremos avaliar a proteína como um tratamento possível para doenças oculares.