Notícia

Petro Notícias

Statoil e FAPESP lançam edital para criação de centro de pesquisas de gestão de reservatórios de petróleo no Brasil

Publicado em 12 abril 2017

O novo passo da norueguesa Statoil no Brasil será a instalação de um Centro de Pesquisas sobre gestão de reservatórios de óleo e gás. A companhia lançou em conjunto com a Fapesp uma chamada de proposta para a constituição da unidade, que ficará no estado de São Paulo e que será desenvolvida em parceria com universidades e institutos de pesquisas do Estado.

A seleção da instituição-sede, pesquisadores responsáveis e associados será feita por meio de chamada de proposta que teve edital publicado nesta quarta-feira (12). Os interessados poderão manifestar interesse em participar do processo até julho deste ano.

As propostas dos candidatos deverão levar em conta três linhas de pesquisa: otimização de produção, recuperação avançada de óleo e gerenciamento de água. Para o mês de junho, está previsto um workshop onde a Fapesp e Statoil esclarecerão dúvidas da comunidade acadêmica sobre as demandas tecnológicas da chamada.

O projeto que for selecionado receberá R$ 5 milhões anuais por um período de 10 anos. O objetivo do Centro será desenvolver soluções para otimizar a produção e a eficiência de poços de petróleo, recuperar reservatórios e melhorar o gerenciamento da água retirada, junto com o petróleo, nas atividades de perfuração e extração.

“A parceria com a Statoil, uma das maiores empresas mundiais no setor de óleo e gás, traz para São Paulo desafios em ciência e tecnologia que certamente motivarão a qualificada comunidade de pesquisa a apresentar propostas competitivas“, comentou o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz.