Notícia

Tech 4 Health

Startups desenvolvem sistema que detecta febre a distância

Publicado em 25 abril 2020

Por Agência FAPESP

Os pacientes que chegam ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, têm a temperatura medida automaticamente a distância por um sistema de visão computacional instalado em um totem próximo à recepção.

Composto por uma câmera termográfica e algoritmos de reconhecimento facial, o sistema escaneia o rosto e mede a temperatura de forma automatizada. Ao detectar que o paciente está com febre – um dos sintomas da COVID-19 –, a tecnologia de inteligência artificial envia um alerta por smartphone para a equipe de enfermagem de plantão dar início rapidamente ao protocolo de triagem e isolamento, de modo a evitar a possibilidade de contágio do vírus SARS-CoV-2 no ambiente hospitalar.

Batizado de Fevver (em alusão à palavra febre, em inglês, grafada com duas letras v), o sistema foi desenvolvido conjuntamente por duas startups paulistas de inteligência artificial – a Hoobox e a Radsquare, alocadas na incubadora de startups do Hospital Albert Einstein, a Eretz.bio. A Hoobox é apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

“Sabíamos que se juntássemos as tecnologias que desenvolvemos conseguiríamos detectar febre com alta precisão”, diz à Agência FAPESP Paulo Gurgel Pinheiro, CEO da Hoobox.

Atualmente em fase de escalonamento, o Fevver é baseado em uma tecnologia de detecção de faces desenvolvida pela Hoobox por meio de um projeto apoiado pelo PIPE-FAPESP.

Para detectar febre, em uma primeira etapa a tecnologia identifica o rosto e extrai pontos dos cantos ao redor dos olhos com alta precisão, descartando ruídos fisiológicos, como o suor. Por meio de uma tecnologia de análise de detecção térmica de radiação de energia infravermelha (termografia), desenvolvida pela Radsquare, é medida a temperatura dos cantos dos olhos, onde estão localizados os canais lacrimais.

“Como são estruturas sem cobertura epidérmica [de pele], têm umidade relativamente estável e são vascularmente muito próximos do cérebro – onde é realizado o controle térmico corporal –, os dutos lacrimais são os locais ideais para avaliar a temperatura corporal por termografia”, explica Felipe Brunetto Tancredi, CSO da Radsquare, que teve apoio da FAPESP em um projeto de pesquisa sobre imagens por ressonância magnética.

Se detectado que o paciente está com febre, o sistema tira uma foto e gera uma notificação para a equipe de enfermagem ou da recepção do hospital identificá-lo facilmente.

“O sistema permite detectar febre de um grande número de pacientes de forma muito mais rápida do que os métodos convencionais e sem a necessidade de um operador”, destaca Paulo Pinheiro.

Fonte: Elton Alisson, Agência FAPESP. Imagem: Pixabay.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
G1 Portal R7 UOL BOL Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Yahoo! Aum Magic O Dia (SP) Brasil Soberano e Livre Comentando a Noticia O Rondoniense Revista Amazônia TI Bahia Portal do Governo do Estado de São Paulo Araraquara24horas Jovem Pan Pesquisa Científica LF News Blog Borg FM Ao Vivo SBT Interior Revista O Comércio online Jornal Fatos & Notícias Notícias de Campinas SP Agora Só Notícias Boas Brasil CT&I Esteta Jornal Integração Olhar Digital 24 Brasil TV Cariri Metropóles Não Acredito Conceição PB Online Blog Saúde e Dicas Sociedade Científica Central das Notícias Galileu online Blog A Crítica Revista Partes Tá Sabendo? Digital Rádio e TV Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Voce Gosta da Resenha! Repórter MT Espaço Ecológico no Ar Região Noroeste O Dia Mais Tio Sam Jornal O Eco online Mais Santos online Acontece Botucatu Mix Vale Investe São Paulo Painel Notícias Notícias ao Minuto (Brasil) Rondônia Direta Plox Notícias de Indaiatuba ABCD Jornal Portal Alerta Câmara Municipal de Araraquara Tecnoblog Vida em Equilíbrio ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Hoje Mais (Andradina, SP) Nova Mais BizNews Brasil Mídia NINJA Relevante News Asmetro-SN (Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro) RMF 24 (Polônia) Biorosario Notícias Notícia em Tempo Hoje Consultoria em Inovação Canaltech Yahoo! Esportes Yahoo! Finanças ES Capixaba Goiaba Tech Portal Araruna 1 Revista Segurança Eletrônica online Time 24 News (EUA) Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Jornal Portal R10 (PI) online Algomais online Beto Ribeiro Repórter ResumoCast Portal Thathi Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Notícias de Indaiatuba Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) Casa Civil (SP) Clinique Chirurgie Esthétique (França) SciDev.Net (Reino Unido) Sport Champion Agora Vale Integração Diagnóstica online Portal Info Newss InfoNewss Tech Na Net Tech Na Net Crazykiwi