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Monitor Mercantil online

Startups, a grande novidade no Conahp 2018 que premia vencedor

Publicado em 21 novembro 2018

Em sua sexta edição, o Conhap 2018 reservou área exclusiva para startups com foco em soluções que possam contribuir para a eficiência na saúde, em diferentes aspectos. O objetivo da Anahp com essa iniciativa foi levar para o evento um espaço de inovação, que pretende reunir dez empresas apresentando soluções criativas e diferenciadas para os mais de 2000 participantes do congresso.

A grande vencedora do prêmio de R$ 15 mil em serviços e uma parceria com a aceleradora ISSO! foi a Predict Vision. A Predict é uma plataforma de Inteligência Artificial para suporte a diagnósticos de imagens médicas. A solução tem como objetivo garantir que todo paciente resolva um diagnóstico correto e um tratamento adequado , eliminando o viés individual do médico , ou seja , atualmente o exame é subjetivo ao conhecimento e treinamento do médico , e a ideia da Predict é que independente de onde o paciente seja tratado, sempre tenha um diagnóstico correto. No Brasil 137 pessoas morrem diariamente por erros médicos.

A solução é baseada em cloud e pode ser utilizada por instituições de saúde ou médicos individuais em qualquer local do planeta , com acesso a internet ou não. Basta fazer o upload do exame e em poucos segundos se obtém o resultado. A plataforma já está apta a realizar diagnósticos oftalmológicos, oncológicos, dermatológicos e neurológicos.

Atualmente a Predict é capaz de detectar doenças através de imagens em média de 40 segundos com uma acuracidade de 92%. O produto ajuda a aumentar a eficiência de modo a realizar diagnósticos em poucos segundos além de realizar a triagem que separa os casos com problemas dos casos sem problemas, priorizando pacientes que apresentam reais necessidades de tratamento urgente , além de estar disponível 24 horas , 7 dias por semana , ajudando assim a aumentar a produtividade e reduzir custos.

Carefy - Soluções apresentadas: Plataforma de gestão e acompanhamento de internações com sinalização de não conformidades para apoio na tomada de decisão. Objetivo: o Carefy é focado no aumento da eficiência das internações hospitalares com redução de custos, média de permanência e melhoria na assistência ao paciente.

Como a solução pode ser aplicada: O Carefy pode ser aplicado basicamente de duas formas. A primeira é através da auditoria concorrente realizada por operadoras de saúde pelo uso da aplicação móvel Carefy além da integração com planilhas, sistemas de gestão hospitalar e prontuários médicos. Esse processo envolve a coleta de informações clínicas e gestão dos pacientes internados que serão disponibilizados e analisados em tempo real. Uma vez coletadas, essas informações são organizadas em um painel destinado a central de internação em que a equipe de saúde recebe alertas e recomendações para auxiliar na tomada de decisão e melhora atendimento dos pacientes monitorados. Além disso, através das informações coletadas, a plataforma Carefy analisa e transforma as informações em indicadores estratégicos para gestores em um painel analítico possibilitando decisões mais assertivas, resultando em diminuição custos, média de permanência e eficiência da equipe envolvida.

Descreva os resultados obtidos/esperados: Dessa forma em que a solução está sendo aplicada atualmente já monitoramos mais de 290 hospitais em todo Brasil onde reduzimos a média de permanência em média de 6%.

Como pode ser aplicada ao tema “Eficiência” dentro da área hospitalar: Aumentamos a eficiência da área hospitalar uma vez que reduzimos a média de permanência em média de 6% e assim o custo dos pacientes internados, aumentamos a eficiência da equipe de saúde pela diminiuição do tempo de tomada de decisão, melhoramos a comunicação entre operadoras de saúde e hospitais, e favorecemos a excelência do atendimento ao beneficiário. O grau de inovação e eficiência para o setor foi reconhecido recentemente através do case Carefy com o Grupo São Francisco Saúde em que foi premiado em primeiro lugar na categoria administrativo financeiro no Healthcare Innovation Show de 2017 (Saúde Business 2017). A solução também foi prestigiada com o terceiro lugar no Hacking Health Ribeirão Preto edição 2017 - Helper Software Soluções de Informática em Saúde

Soluções apresentadas: Automação de leitos e protocolos assistenciais em tempo real, auditoria digital em tempo real, planejamento terapêutico digital, escores digitais.

Objetivo da Solução: Reduzir o desperdício na área da saúde e minimizar o número de mortes e agravamentos em quadros clínicos por erro médico. Com automação para hospitais, centros médicos e consultórios, o Helper orienta condutas, minimiza erros, reduz fraudes e desperdício, e melhora o desempenho das equipes assistenciais.

Como a solução pode ser aplicada: O Helper é um plug-in para todo e qualquer sistema de gestão hospitalar e é integrado aos mesmos através das prescrições e atua em todas as áreas assistenciais de um hospital, Centro Médico e Consultório.

Descreva os resultados obtidos/esperados: O Helper reduz mortes e agravamentos de quadros clínicos decorrentes de erros médicos; elimina desperdícios e fraudes com automação que gera registros e alertas e exige justificativas para quebras de protocolos; aumenta a eficiência da auditoria de contas médicas, pois tudo passa a ser parametrizado e auditado em tempo real; aumenta a produtividade e assertividade das equipes assistenciais, pois elimina rotinas que passam a ser orientadas, feitas e/ou controladas através da automação de processos; reduz o conflito entre prestadores e operadoras de saúde, já que tudo passa a ser parametrizado e controlado em tempo real; prontuário único do paciente; aumento da eficiência administrativa; aumento da performance das equipes; virar um selo efetivo de qualidade e de boas práticas.

Como pode ser aplicada ao tema “Eficiência” dentro da área hospitalar: Erro médico está entre as principais causas de morte no mundo e o desperdício na área da saúde é superior a 30% do que é investido. O Helper trás automação para orientar condutas, minimizar erros, reduzir fraudes e desperdício, e melhorar o desempenho das equipes assistenciais.

Ineeds SMX System - oluções apresentadas: Inovação em Drone Delivery Saúde e Last Mile em gestão de frotas e operações logísticas.

Objetivo da Solução: Trazer ao mercado via Conahp, o reconhecimento da inovação única trazida por nós no Brasil.

Como a solução pode ser aplicada: Entrega de produtos da saúde via tecnologia Drone, hoje algo Inexistente na América Latina.

Descreva os resultados obtidos/esperados: Trazer conhecimento de que já é possível e realizar o trabalho a tecnologia a gente já detém, poder captar investidores para sequêncica do projeto e montar a comissão de saúde.

Como pode ser aplicada ao tema “Eficiência” dentro da área hospitalar: A Ineeds SMX System se propõe a fazer com tecnologia de ponta uma operação mais rápida e mais barata, e com muito mais informação e controle de tudo que se passa em um trabalho de distribuição/coleta/entregas tanto num universo de hospitais ou qualquer área da saúde, salvando vidas em tempo real.

Onkos Diagnósticos Moleculares - Soluções apresentadas: mir-THYpe - exame molecular para nódulos de tireoide indeterminados.

Objetivo da Solução: Redução drástica de cirurgias de tireoidectomia desnecessárias.

Como a solução pode ser aplicada: O mir-THYpe é um exame diagnóstico molecular que, através da análise de um painel de microRNAs proprietário e do uso de um algoritmo desenvolvido por nós, classifica um nódulo de tireoide indeterminado em “benigno” ou “maligno”, antes da cirurgia, com elevada sensibilidade, especificidade e valor preditivo. Nódulos de tireoide são comuns e o número de casos vem aumentando exponencialmente. A estimativa é de 200 mil novos casos/ano/ Brasil. Quando avaliados pela técnica padrão-ouro (Punção Aspirativa por Agulha Fina-PAAF), cerca de 70-80% são classificados como benignos, 5-15% como malignos e 15-30% permanecem com resultado indeterminado. Tanto nos casos indeterminados, como nos casos malignos, recomenda-se o a retirada total ou parcial da tireoide (tireoidectomia), visto que risco de malignidade dos nódulos indeterminados é considerável. Porém, a análise pós-cirúrgica dos casos indeterminados mostra que cerca de 70-80% destes nódulos são benignos, evidenciando desnecessários (I) número de cirurgias, (II) gastos e (III) exposição de pacientes a complicações cirúrgicas. Nossa estimativa é de 40.000 cirurgias desnecessárias/ano no Brasil. Considerando um custo de R$ 10–20 mil por procedimento, o impacto no sistema de saúde anual é de cerca de R$ 720 milhões. O exame não exige uma nova coleta de material. Nós trabalhamos direto com a lâmina de esfraço da PAAF que o paciente já fez. Desenvolvemos um kit de transporte e assim atendemos pacientes de todo o Brasil.

Descreva os resultados obtidos/esperados: O exame demonstrou, em seu ensaio de validação, um valor preditivo negativo de 96% e uma sensibilidade de 95% - O preço do exame é até 75% mais barato que os principais concorrentes. - O exame tem potencial em reduzir até 81% das cirurgias desnecessárias de tireóide

Como pode ser aplicada ao tema “Eficiência” dentro da área hospitalar: A eficiência hospitalar não está relacionada apenas a melhoria e aprimoramento de processos, mas também na adoção de novas tecnologias que beneficiam ao seu cliente (paciente), facilitam a tomada de decisão médica de maneira mais objetiva e economiza recursos ao sistema de saúde. Ao evitar uma cirurgia desnecessária, um hospital dispõe de mais leitos vagos para pacientes que realmente precisam, otimiza o fluxo do uso paciente, reduz taxas de problemas peri e pós operatorios e é visto pelo paciente e pelo médico como uma referência em atualização e tecnologia, além de economizar recursos ao sistema de saúde que podem ser gastos em procedimentos realmente necessários.

Optimus Intelligence Serviços em TI Ltda - Soluções apresentadas: Software de gerenciamento longitudinal transversal da Jornada do Paciente.

Objetivo da Solução: Aumentar a capacidade de atendimento e melhorar os resultados dos hospitais, através de um atendimento sem atrasos, com mais qualidade e segurança para o paciente.

Como a solução pode ser aplicada: Através do gerenciamento flexível dos diversos fluxos assistências envolvidos no cuidado ao paciente, o sistema localiza desperdícios de tempo de difícil identificação nos processos assistenciais das internações hospitalares (em exames, autorizações, transportes, pareceres, laudos, procedimentos, medicamentos, etc) e possibilita a pronta atuação do gestor no sentido de proporcionar um cuidado mais eficiente e com melhores resultados clínicos e financeiros. Esse sistema de workflow com tecnologia própria é voltado para a assistência hospitalar e apresenta uma flexibilidade contínua, que possibilita o uso de um sistema de eficiência baseado em padrões e fluxos personalizáveis.

Descreva os resultados obtidos/esperados: Redução na permanência hospitalar, maior giro de leitos, redução de atrasos para o cuidado do paciente, maior satisfação dos pacientes, resultados clínicos melhores, mais consistentes e seguros para paciente, além de melhores resultados financeiros para hospitais e operadores de saúde. O sistema também possui uma excelente ferramenta de diagnóstico, capaz de identificar desperdícios, ociosidade e gargalos.

Como pode ser aplicada ao tema “Eficiência” dentro da área hospitalar: O sistema traz mais eficiência para os Hospitais ao possibilitar uma grande redução na permanência hospitalar. Essa diminuição tem significativo impacto na capacidade de atendimento dos hospitais. Além disso, o sistema pode prevenir diversos tipos de erros comuns no cuidado ao paciente (ex: erros de identificação do paciente e perdas de timming de protocolos médicos como os de IAM, AVC e Sepse). Foi idealizado na metodologia LEAN e segue as recomendações da Joint Commisssion International.

we cancer - Plataforma de monitoramento remoto para pacientes com câncer com a missão de melhorar o cuidado, evitar hospitalizações e reduzir custos.

Um grande desafio do tratamento de câncer é o acompanhamento do quadro clínico e evolução do paciente. Essa dificuldade faz com que as instituições sejam passivas no cuidado, não sabendo se o paciente está de fato aderindo ao tratamento, não conseguindo também descobrir pioras, o que leva a hospitalizações e custos desnecessários. A wecancer nasce para solucionar esses desafios.

A base é um aplicativo em que o paciente se automonitora. O paciente tem um perfil com dados sobre seu tratamento, medicamentos em uso, atividades cotidianas e efeitos adversos sentidos (ex: febre, falta de ar, náusea). Os dados coletados relacionados a saúde física e psicoemocional dos pacientes são transformados em gráficos que são acessados pelo médico durante a consulta em uma plataforma web, garantindo um tratamento mais próximo e individualizado.

Esse modelo de acompanhamento foi comprovado por pesquisadores americanos e apresentado no maior congresso de câncer do mundo organizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em 2017, como algo com potencial de prolongar a vida de quem utiliza esse tipo de serviço em até 5 meses, segundo estudo publicado. Utilizamos dados para reduzir hospitalizações.

Stargrid - StarGrid é uma plataforma de gestão de escalas de trabalho que além de conectar todos os envolvidos (chefias e colaboradores) gera escalas automaticamente utilizando inteligência artificial.A StarGrid é uma plataforma de gestão de escala com o grande diferencial de gerar as escalas automaticamente utilizando inteligência artificial e tendo arquitetura com escalabilidade virtualmente infinita. Nossos algoritmos permitem que as restrições sejam configuráveis para cada ambiente hospitalar, respeitando as particularidades de cada setor, normas legais vigentes e a característica de cada hospital. Além dessa inteligência, o sistema tem função de trocas de escala pelo aplicativo e sugestão dos melhores profissionais para cada troca, baseado nas qualificações e habilidades. O aplicativo é útil também na hora da urgência de substituições, facilitando a tomada de decisão. A StarGrid utiliza algoritmos genéticos para gerar a melhor escala de trabalho, respeitando as preferências de folgas dos colaboradores, leis trabalhistas e demais restrições personalizáveis, evitando erros e agilizando o planejamento mensal dos setores. O sistema não é vulnerável a favorecimentos e tende a ser mais justo. A facilidade de comunicação possibilita a realização de trocas e substituições de colaboradores em tempo real, facilitando lidar com os frequentes imprevistos.

Utilizando técnicas de Inteligência Artificial podemos criar uma estratégia única e validada que atenda todos os setores do Hospital. Isso é possível pois a plataforma calcula milhões de escalas por segundo. E cada uma é melhor que a anterior. Em um curto espaço de tempo podemos entregar uma boa escala, praticamente sem interação humana. Além destes resultados principais acabamos, por tabela, resolvendo outros problemas. Por exemplo, eliminamos o desperdício médio salarial de aproximadamente R$ 100 a 200 por colaborador, mensalmente. (R$ 600 mil por ano, a cada 500 colaboradores). Também acabamos reduzindo a incidência de ações trabalhistas. Informações legais e normativas da categoria podem ser "ensinadas" à plataforma.

Atualmente os profissionais responsáveis pelas escalas fazem a gestão das folgas de cada funcionários manualmente em papel, gastando muito tempo e com altíssima margem para erros. Com a StarGrid tornamos a gestão de escala muito mais eficiente reduzindo tempo despendido com atividade-meio, possibilitando que os colaboradores executem suas efetivas atividades. Atualmente cada setor tem sua "regra", passada de profissional a profissional, não raramente sem nenhum controle do hospital, mesmo os melhores.

TNH Health - Serviço de gestão de saúde populacional através do acompanhamento de saúde feito por Chatbots com Inteligência Artificial. Democratizar o acesso a saúde focando na atenção primária, ampliando o acesso à informação e monitorando riscos em saúde através de chatbots com Inteligência Artificial que enviam mensagens de texto por canais como SMS, Messenger e Whatsapp para pacientes.

Os chatbots interagem com a população desejada, mandando mensagens de texto por canais acessíveis (SMS, Messenger, Webchat, Whatsapp). Através dessas interações, realizamos um acompanhamento de saúde, levando informação e monitorando o estado dos indivíduos, identificando riscos e alertando a equipe de saúde envolvida no projeto em tempo real.

Além de ampliar o acesso a saúde para muitas pessoas, nossos chatbots oferecem às vidas monitoradas um senso de cuidado constante, aumentando a taxa de engajamento no cuidado da saúde. Além disso, a solução evita o uso de serviços médicos desnecessários, ao mesmo tempo que identifica situações de risco.

A solução confere à área hospitalar a redução de custos por realizar um acompanhamento de saúde digital ao invés de ligações. Além disso, evita usos desnecessários de serviços médicos, ao mesmo tempo que identifica as reais situações de risco, encaminhando-as a equipe médica.

Virtual Monitor - Cuidado de pacientes por biotelemetria. Monitoramento de dados fisiológicos e biológicos para maior engajamento, adesão e eficiencia no tratamento. Os médicos indicam o monitoramento para acompanhar os dados dos pacientes que estiverem tratando. Pode ser usado em Pos alta hospitalar para continuar a monitorização dos pacientes de risco mesmo após a alta. Melhores dados e maior engajamento doa pacientes no seu tratamento. É um projeto de pesquisa da Fapesp e os resultados preliminares indicam melhora clinica em pacientes monitorados.

Monitorando os pacientes para evitar reencarnações aumentando a vigilância e aumentando os pintos de contato do paciente com a equipe de saúde.