Notícia

MSN (Brasil)

Startup paulista de nanotecnologia cria máscara impermeável contra coronavírus

Publicado em 11 maio 2020

Por Redação

Contribuir com inovação e tecnologia foi a forma que a startup paulista Nanox, em parceria com a indústria de brinquedos Elka, encontrou para ajudar no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. As empresas desenvolveram juntas uma máscara reutilizável, que pode ser lavada com sabão, feita com material antimicrobiano.

A Nanox, de São Carlos (SP), é a criadora e fornecedora do material, um polímero flexível com micropartículas à base de prata. A máscara ainda tem um filtro (o mesmo utilizado na máscara PFF2, que filtra microorganismos e partículas não biológicas) – esta é a única parte do equipamento que deve ser descartado após o uso.

Inicialmente, a produção é voltada para profissionais da área da saúde, pois a máscara foi classificada como um EPI – equipamento de proteção individual. A Elka, que tem fábrica em São Paulo, será a responsável pela produção e cerca de 10% dos itens fabricados serão doados para instituições de saúde.

A união das empresas para a fabricação da máscara surgiu a partir de um parceiro em comum da Nanox e da Elka na cidade de Boston, nos Estados Unidos, local em que a startup tem uma operação. Das primeiras conversas ao protótipo final da máscara – batizada de Oto – foram cerca de 40 dias. A produção será iniciada no dia 15 de maio, com projeção de fabricação de 5 mil a 6 mil máscaras por dia. De acordo com o sócio e CEO da Nanox, o químico Gustavo Simões, 70 mil unidades já foram vendidas antes mesmo do início da produção. Pedidos podem ser feitos no site da máscara.

A máscara segue o padrão daquelas já usadas pelos profissionais da saúde, semelhantes à N95. A diferença é que ela é impermeável, feita em plástico maleável – e por isso ajustável ao rosto – e contém em seu material o polímero de prata, que tem propriedades bactericidas e antimicrobianas.

“A máscara então pode ser reutilizada várias vezes, basta lavá-la com água e sabão antes e após o uso. Os filtros são descartáveis”, diz. A Nanox não produz o filtro. “A ideia é, em pouco tempo, aplicar o polímero de prata também nos filtros”, diz Simões.

Sobre a rapidez para desenvolver o produto, Simões é taxativo. “Esse é o resultado quando se investe em inovação. Não adianta investir quando o problema já está acontecendo. Não faria sentido lançarmos esse produto em setembro, por exemplo. Os investimentos em inovação precisam ser feitos a longo prazo.”

Além disso, enumera ele, a Anvisa flexibilizou as normas para fabricação de EPIs para a área da saúde por empresas que não são do setor com a Resolução de Diretoria Colegiada N° 356.

Origem do material

Criada em 2005, a Nanox é o resultado do incentivo à pesquisa nas universidades. Simões tem mestrado e doutorado em química pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O polímero foi criado em um dos laboratórios da universidade. “É possível aplicá-lo em diversos tipos de materiais, como plástico, metais, madeira, papel e tintas”, conta.

A startup tem como clientes a Tramontina (para a produção de cabos de talheres) e a AltFilm (filme plástico que cobre alimentos), por exemplo. “Patenteamos essa tecnologia no Brasil, nos Estados Unidos e em países da Europa. Ao longo dos anos, estamos fazendo essas patentes e registrando a propriedade intelectual de acordo com os mercados que a gente quer atuar”, diz Simões.

A Nanox teve apoio de projetos como o Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e venceu o prêmio Finep de Inovação Tecnológica em 2007. Para Simões, a parceria com as universidades e instituições de apoio à pesquisa, como a Fapesp, são essenciais para a empresa.

“Eles nos ajudam correndo o risco tecnológico e a gente corre o risco de mercado”, acredita. Simões ainda diz que a pandemia causada pelo novo coronavírus está abrindo espaço para a Nanox. “Estamos recebendo muitas solicitações do mundo inteiro. A preocupação com materiais bactericidas é uma realidade.” (Com Agência Estado)

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Pequenas Empresas & Grandes Negócios online UOL BOL Portal R7 O Estado de S. Paulo UOL Estadão.com O Povo Notícias de Campinas Mix Vale Investe São Paulo Nas Notícias Portal do Governo do Estado de São Paulo Com Limão Beto Ribeiro Repórter Rápido no Ar Diário da Saúde Jornal da Orla online A Crítica (MS) online Rapaduratech Central das Notícias Atemporal Blog A Crítica Notícias de Indaiatuba Time 24 News (EUA) Casa de Notícias ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Diário do Rio Claro Algomais online Universo Racionalista Revista Amazônia Associação Paulista de Jornais O Diário de Mogi Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Só Notícias Boas Informa Paraíba Central das Notícias SindServ Barueri O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online ABC (Espanha) online São Carlos em Rede ABC do ABC RMF 24 (Polônia) Blog Richard Jakubaszko Pais & Filhos online Jornal Dia Dia Olhar Digital Tech Na Net Encart Notícias Bahia Municípios 24 Brasil La Vanguardia (Espanha) online Conti outra, artes e afins MunicipioSur.com Naturals Brazil NCYT Amazings (Espanha) Clube FM 93,5 (Itaúna, MG) Actualitat Diària (Espanha) Tribuna do ABCD online Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) Amazônia Press El Mundo al Instante (EUA) Hoje Consultoria em Inovação EP GRUPO Blog da Floresta Espaço Ecológico no Ar Toda Palavra online ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração Foro Química y Sociedad (Espanha) Brazil Journal iMato Grosso A Província do Pará Forbes Brasil online Nas Notícias Central das Notícias Inteligência & Inovação Nas Notícias Central das Notícias Yahoo! Finanças ResumoCast