Notícia

Canal Executivo Blog

Startup desenvolve sistema de comunicação sem fio para monitorar iluminação pública

Publicado em 02 abril 2019

Por Suzel Tunes | Pesquisa para Inovação

Um sistema de controle de iluminação pública com recursos de inteligência artificial é a inovação que a startup paulistana Desh Tecnologia pretende colocar no mercado ainda este ano. A empresa foi uma das selecionadas na chamada Cidades Inteligentes-Cidades Sustentáveis, lançada em 2016, no âmbito do programa PIPE/PAPPE Subvenção, resultado de acordo de cooperação entre a FAPESP e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

A Desh Tecnologia é responsável pelo desenvolvimento do hardware e do software do sistema, com conexão sem fio à internet, que possibilita a análise de dados para o controle inteligente da iluminação pública. Além do monitoramento da iluminação, o projeto deve incluir outras funcionalidades, como controle de tráfego, estacionamento e consumos de água e gás.

Instalada no município de São Paulo, a Desh está entrando em seu quinto ano de atividade. Foi constituída em 2014 com o propósito de participar do Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Registramos o CNPJ para participar do programa”, lembra o empresário.

Na época, Douglas Malvar Ribas e mais dois engenheiros – Adriano Yamaoka e Hugo Sampaio – trabalhavam em uma empresa que desenvolvia soluções de comunicação para aplicações industriais. “Víamos a demanda do mercado por uma nova tecnologia que surgia mundialmente, a rede mesh, mas que fosse desenvolvida localmente, para atender às especificidades do mercado nacional. Como a empresa em que estávamos não teve interesse em investir no desenvolvimento, decidimos abrir uma empresa.” Hoje, além dos três sócios, a empresa conta com quatro funcionários e dois bolsistas.