Notícia

Instituto Oncoguia

Startup cria aplicativo que possibilita monitorar pacientes com câncer

Publicado em 09 agosto 2021

Por Equipe Oncoguia

A startup WeCancer criou um aplicativo que busca evitar hospitalizações desnecessárias e reduzir custos de tratamento do câncer. O aplicativo, originalmente lançado em 2017, recebeu novas funções que aprimora o  mapeamento  da doença e o auxílio aos pacientes. A atualização foi possível graças à aprovação pelo programa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio da Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Segundo César Filho, cofundador e CEO da startup, esse monitoramento é feito a partir de dados inseridos pelos pacientes. “Nossos produtos tecnológicos incluem o aplicativo, que é acessado gratuitamente pelos pacientes, e um dashboard por meio do qual os profissionais os acompanham. Além disso, a plataforma oferece uma área de gerenciamento de sintomas, outra de organização das jornadas de tratamento, além de uma de conteúdo informativo e um chat, por meio do qual o paciente consegue interagir diretamente com a equipe de enfermagem”, explicou. 

Essa versão do aplicativo apresentará os dados pessoais, medicamentos em uso e atividades cotidianas dos pacientes. Os indicadores de saúde física e psicoemocional são transformados em gráficos que podem ser acessados pelos médicos, permitindo acompanhar o quadro clínico e a evolução do paciente durante o tratamento. 

A WeCancer possui a própria equipe de coordenação de cuidado e navegação de pacientes, dirigida pelo oncologista Tiago Jorge, diretor-médico da empresa, que coordena uma equipe com psicólogo, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e pesquisadora clínica. “Existe um custo para manter essa equipe própria, mas hoje, em função da concepção dos produtos e da tecnologia, conseguimos automatizar algumas partes do processo, a fim de ganhar eficiência e escala. Hoje, temos capacidade instalada para atender 1.600 pacientes por mês”, comentou Lorenzo Cartolano, também cofundador e CFO da startup.

Esse modelo de atendimento é um dos recursos utilizados para melhorar a qualidade de vida de cada paciente em tratamento da doença. "Entendemos que não adiantaria ter apenas o software, porque muitas vezes o paciente tem uma náusea, por exemplo, e precisa de cuidado e orientação imediata”, concluiu César Filho.

Primeira versão

A primeira versão do aplicativo foi lançada em 2017, e por ter uma extensa eficiência em aproximar as equipes médicas das pessoas em tratamento oncológico, a plataforma já conta com a adesão de diversos hospitais, como o Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Municipal Vila Santa Catarina e o Instituto de Oncologia do Paraná. Até então, o software possui mais de 2,5 mil usuários e realiza, em média, 800 atendimentos por mês. 

Fonte: Revide

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo UOL Folha.com O Estado (CE) online Pequenas Empresas & Grandes Negócios online CV Agora Saúde em Tela N5 Notícias Coluna Supinando Tribuna Paulista Notícias da Sua Cidade Notícias Brasil Morato Hoje Tech 4 Health Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Plantão MS TV Caparaó Diário de Indaiatuba Água Fria Notícias São Paulo FM Classificados D Panorama Farmacêutico Blog O Correspondente Notícias Metropolitanas online Gazeta Costa Sul ID Brasil DOL - Diário Online Folha da Minha Sampa Metro Jornal online DF Manchetes AEASMS - Associação dos Engenheiros e Arquitetos Servidores Municipais de Sorocaba RM Consult Quimiweb Notícias & Artigos Programa InfoSalud (Argentina) FOCEP Brasil Bomba Bomba Beto Ribeiro Repórter Ata News Expresso Regional Jornal do Farol online Jornal Estação online Revide Vida Celular Portal Notícias Diárias Abime Brasil - Agência Brasileira Imprensa de Mídia Eletrônica O Dia (SP) Diário do Pará online Brasil de Olho Benefícios News Conexão Na Cidade Campo Belo em Foco CVN Notícias FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública DM Anápolis online Diário em Foco DF Agora Gazeta da Semana Mustach ND1 Mix Vale Jaguariaíva em Foco Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Portal Afunilados Penha News Panorâmica News Pelo Mundo DF Oeste 360 Oeste Ao Vivo O Repórter Regional online Nosso Goiás Rede Interativa Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal R10 Maranhão Radar MT TV Interbam Agência de Notícias – Defesa Belém online Região Noroeste Dom Total Portal da Saúde News AVOL - Antônio Viana Online Jornal O São Paulo Portal da Enfermagem Medicina S/A Meio Norte online (Piauí) Saense Garanhuns Notícias Guarulhos Hoje