Notícia

Bons Fluidos

Startup brasileira usa método de fermentação para fazer leite sem precisar de vacas (42 notícias)

Publicado em 10 de junho de 2025

Apesar de essa técnica já ser utilizada em outros países, no Brasil , ainda está em estágio inicial, porém, mostrando avanços na produção de leite sem vaca.

E agora, na feira internacional, Viva Tech , a Future Cow irá mostrar os feitos que já alcançou, segundo a Agência FAPESP . Leia abaixo para saber os detalhes:

Leite feito sem vaca

O objetivo principal desta startup brasileira é produzir o leite usando as proteínas e um processo de fermentação, mas sem envolver as vacas. Segundo o cofundador e CEO da empresa, Leonardo Vieira , a tecnologia identifica a sequência genética no DNA do mamífero, a copia e a codifica em um hospedeiro. Este, por sua vez, pode ser fungo, levedura ou bactéria. Feito isso, o mesmo se multiplica em um tanque de fermentação, sendo nutrido e aquecido.

O especialista explica que o procedimento é parecido com o que é feito com o do vinho ou da cerveja. O resultado, então, “é um líquido que, após filtrado e seco, se transforma nas proteínas do leite programadas inicialmente. Mais tarde, as mesmas servirão como ingredientes para a indústria de alimentos e laticínios” , detalha à Agência.

Dessa forma, primeiramente, a foodtech usará essas leveduras para criar caseína e whey protein , ou seja, as duas principais proteínas do leite. A primeira é utilizada para a produção de queijos e iogurtes, já a segunda, tem bastante valor no mercado de suplementos alimentares.

O que ajuda mais a manter a saúde dos ossos? Leite ou queijo?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS ), a osteoporose, doença causada pela falta de cálcio , afeta cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens acima de 50 anos no mundo. Por isso, a Osteoporosis Canada recomenda incluir comidas que apresentem o mineral na dieta, principalmente de idosos. Desses alimentos, os mais consumidos são o leite e o queijo. Mas qual deles é melhor para a saúde dos ossos? Clique aqui e leia a matéria completa.

Por: Helena Gomes

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital