A Ocellot trabalha para construir baterias leves e eficientes aos eVTOLs, veículos voadores que se assemelham a um drone. O desenvolvimento das baterias acontece com apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.
A startup Ocellott está desenvolvendo baterias para os veículos voadores, eVTOLs. Conhecidas como “carros voadores” e “drone de passageiros”, essas aeronaves estão sendo construídas para atender a demandas de mobilidade urbana. O desenvolvimento das baterias acontece com apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas PIPE ), da FAPESP.
A sigla eVTOL vem do inglês e significa “Aeronave Elétrica de Decolagem e Pouso Vertical”. Seu visual se assemelha mais a helicópteros e drones do que propriamente carros. Este meio de transporte movido a um motor elétrico é promissor, já que decolagens de modo vertical pode economizar bastante espaço e ser mais prático em locais urbanos. Ao redor do mundo, empresas de transporte urbano já interagem com fabricantes de eVTOLs para firmar acordos para a oferta dessa alternativa de deslocamento.
Existem diferenças e demandas específicas na produção de baterias para os carros voadores, quando comparada às baterias de carros elétricos. O principal aspecto a ser considerado nas peças para os eVTOLs é o peso dos componentes, ou seja, a bateria precisa ser leve para se adequar ao veículo voador.
Rodrigo Junqueira, engenheiro de controle e automação e diretor de negócios da Ocellot conta que existem outros pontos de atenção quando se trata de produzir estas baterias:
“Além dessa especificidade em relação ao peso, temos outros obstáculos a superar, como a necessidade de carregamento rápido, a extensão da vida útil, a capacidade de potência e outros”.
Ele também destaca que a expectativa para a chegada dos eVTOLs no mercado é de dois anos, em 2026. No entanto, destaca que diversos fatores precisam ser considerados antes da implementação desta tecnologia no cotidiano, como uma regulamentação da operação e construção de estruturas adequadas para a viabilidade do projeto.
A startup Ocellott foi uma das selecionadas para participar de missões empresariais na FAPESP Week China e Itália , ocorridas em junho e outubro. Rodrigo conta que a FAPESP foi crucial para fomentar o projeto das baterias para eVTOLs. “A FAPESP fez uma diferença enorme para nós. Sem esse apoio, não teríamos fôlego financeiro para avançar na velocidade que avançamos.”
O trabalho da Ocellot colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, com o ODS 9 (Industria, inovação e infraestrutura), que visa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.