Depois de dois meses e 1.000 horas de conteúdo acadêmico, o SSP23 (Space Studies Program) realiza nesta sexta-feira (25), na Câmara de São José dos Campos, a cerimônia de encerramento. Foi a primeira vez que o evento, considerado o mais abrangente programa de estudos espaciais do mundo, foi realizado no Brasil.
Nesse período, São José dos Campos recebeu cerca de 300 pessoas de mais de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, diretores de agências espaciais, especialistas e demais participantes do SSP.
A edição também registrou recorde de público, segundo a ISU (International Space University), organizadora do programa. O Painel de Astronautas, realizado na Farmaconde Arena no dia 5 de julho, reuniu 5.000 pessoas, o maior público da história do SSP em um único evento. O programa está em sua 35ª edição.
Durante a cerimônia de encerramento será anunciada a cidade que irá sediar a próxima edição em 2024. Os Estados Unidos foram escolhidos como país sede.
Também está prevista a apresentação de atrações de dança e música selecionadas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O evento será comandado pelo diretor da ISU (International Space University) e da Nasa, James Lewis, que também apresentou a cerimônia de abertura.
O evento não será aberto ao público, mas poderá ser acompanhado pela TV Câmara (canal aberto 12.3) e pelos canais do Youtube do INPE, ISU e Câmara de São José dos Campos.
Sobre o SSP23
Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos do setor espacial do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil.
O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.
O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Força Aérea Brasileira.
Patrocinam o SSP23 a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).