Notícia

Jornal Brasil

SPRINT apoia pesquisa da USP com a University of North Carolina em Charlotte

Publicado em 01 dezembro 2014

Por Agência FAPESP

A Universidade de São Paulo (USP) e a University of North Carolina em Charlotte (UNCC) anunciaram a primeira pesquisa a ser realizada conjuntamente pelas instituições como resultado do SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration, estratégia de apoio à colaboração internacional entre diversos parceiros da FAPESP.

 

A primeira pesquisadora contemplada pelo SPRINT na UNCC é Inna Sokolova, do Departamento de Ciências Biológicas, que trabalhará em parceria com Fernando Ribeiro Gomes, do Instituto de Biociências da USP.

 

A pesquisa conjunta investigará os efeitos da extrema sazonalidade sobre o metabolismo e a imunidade de anfíbios em uma zona do semiárido tropical. O objetivo é relacionar esses efeitos às mudanças climáticas e tratar dos mecanismos fisiológicos que limitam a sobrevivência dos anfíbios em ambientes extremos.

 

Cada um dos pesquisadores gerenciará financiamento de US$ 10 mil.

 

No dia 2 de dezembro, Daniel Janies, professor de Bioinformática e Genômica da UNCC, apresentará uma conferência on-line sobre a parceria entre a FAPESP e a instituição norte-americana. Para participar é preciso enviar solicitação para o e-mail djanies@uncc.edu.

 

Além da UNCC, participam da terceira chamada do SPRINT as instituições Durham University e Heriot-Watt University, do Reino Unido; Groupe des Écoles Centrales, da França; University of Toronto, do Canadá; e Texas Tech University e University of California Davis, dos Estados Unidos.

 

O SPRINT faz parte dos esforços da FAPESP para a internacionalização da pesquisa científica desenvolvida no Estado de São Paulo por meio de instrumentos institucionais. A terceira chamada do programa recebe propostas até 26 de janeiro de 2015.

 

Mais informações em www.fapesp.br/9054.

Fonte: Agência FAPESP