Notícia

Planeta Universitário

Spread Wolbachia in natural populations and possible dengue control

Publicado em 21 dezembro 2015

O Instituto de Biociências da USP realizará a palestra “Spread Wolbachia in natural populations and possible dengue control” no dia 19 de janeiro de 2016, a partir das 11h. O palestrante será Michael Turelli, do Department of Evolution and Ecology da University of California, Davis. Wolbachia é um gênero de bactérias simbióticas que geralmente vivem dentro das células dos hospedeiros invertebrados.

Elas podem se espalhar nas populações por meio da manipulação na reprodução dos hospedeiros com o favorecimento de fêmeas infectadas. Por conta disso, a Wolbachia pode ser usada, por exemplo, como controle biológico na transmissão do vírus da dengue.

Desde 1986, Turelli e Ary Hoffmann (da University of Melbourne) têm documentado exemplos de distribuições rápidas de Wolbachia por populações naturais de Drosophila simulans. Essas pesquisas têm ajudado em iniciativas de controle de dengue em países como Austrália, Vietnã, Indonésia, Brasil e Colômbia.

A palestra é organizada pelo professor Rodrigo Cogni, do Departamento de Ecologia do IB, e será realizada no anfiteatro geral da Zoologia, r. do Matão, 321, trav. 14, Cidade Universitária, São Paulo. Não há necessidade de inscrição.

Mais informações: rodrigocogni@gmail.com

Agência FAPESP