Notícia

Página Rural

SP: workshop discute a crescente resistência de pragas agrícolas a defensivos químicos e os riscos para o agronegócio

Publicado em 04 outubro 2017

A redução da eficácia de produtos fitossanitários – como inseticidas e fungicidas – para controle de doenças e pragas que atacam culturas como algodão, soja e milho – e suas variedades transgênicas, e a crescente resistência a antibióticos de uso veterinário são uma preocupação no mundo e estão na pauta de um seminário promovido pela Fapesp e o Biological Sciences Research Council (Bbsrc), um dos sete conselhos de pesquisa do Reino Unido. O evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro na sede da Fundação, em São Paulo.

O workshop Fapesp-Bbsrc Antimicrobial Resistance (AMR) and Insect Pest Resistance in Agriculture vai aproximar lideranças acadêmicas dos dois países para incentivar a elaboração e o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica de interesse comum, com potencial de gerar políticas públicas para solução de problemas globais sobre resistência ao combate de pragas e doenças na agricultura e na pecuária.

A cooperação em projetos terá apoio da Fapesp a pesquisadores brasileiros e do Bbsrc, com recursos do Fundo Newton, a pesquisadores britânicos. O Fundo é uma iniciativa do Reino Unido para promover o fomento à pesquisa e inovação em países parceiros.

Uma Chamada de Propostas será divulgada com as normas para submissão de projetos propostos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Participam do workshop cientistas ligados às universidades de Cambridge, Strathclyde, Nottingham, Sheffield, Kent, Keele, East Anglia e Newcastle, além do National Institute of Agricultural Botany (Niab), Rothamsted Research e dos institutos Pirbright, Quadrum e Roslin – todos no Reino Unido.

Pelo Brasil, participam especialistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e da Embrapa Meio Ambiente. Um representante da empresa Promip apresentará a tecnologia para produção de ácaros predadores para combate a pragas na agricultura desenvolvida com apoio da Fapesp em seu Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe).

Workshop Fapesp-Bbsrc

Antimicrobial Resistance (AMR) and Insect Pest Resistance in Agriculture

Datas e horário: 5 e 6 de outubro, das 9h às 17h

Local: auditório da Fapesp, rua Pio XI, 1500, São Paulo

Mais informações e inscrições em: www.fapesp.br/eventos/bbsrc

Fonte: Fapesp