Notícia

Página Rural

SP: USP promove 54ª Semana Luiz de Queiroz

Publicado em 30 setembro 2011

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/Esalq), Coordenadoria do Campus "Luiz de Queiroz" (Cclq) e Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) realizam, de 3 a 8 de outubro, a 54ª Semana "Luiz de Queiroz". Debates sobre genômica e bioinformática, atualização nas práticas para a diagnose de doenças bióticas e abióticas das plantas e comemoração aos 100 mil títulos de mestres e doutores conferidos pela USP são atividades que contemplam a programação do evento.

Durante a semana, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) oferecerá seus serviços aos profissionais e estudantes de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Em formato de plantão avançado no Campus "Luiz de Queiroz", o Crea-SP oferecerá cursos de legislação profissional e palestras aos formandos da Esalq.

Programação
De 3 a 7 de outubro, acontecerá a 2ª Semana de Práticas em Diagnose de Doenças de Plantas. Organizado pelo Grupo de Estudo da Fitopatologia (Gefito), o evento fornecerá atualização nas práticas usadas rotineiramente para a diagnose de doenças bióticas e abióticas das plantas. Podem participar profissionais que atuam na área de fitossanidade, além de pós-graduados e estudantes de graduação de áreas afins. Informações e inscrições pelo e-mail cdt@fealq.org.br.

Também entre 3 e 7 de outubro, o grupo de estudos Walter Accorsi (GeWA) realizará a "Oficina de Ilustração Botânica à Aquarela". O evento tem como objetivo capacitar os participantes a elaborar pranchas científicas coloridas, através de técnicas de aquarela. Apesar de ser uma oficina voltada ao desenho de plantas, as técnicas podem ser também empregadas para desenhos de animais, ecologia e outras áreas. As aulas ocorrerão das 8h às 12h30 e das 13h às 17h30, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz".

Inscrições e a lista de materiais necessários estão disponíveis no site www.fealq.org.br.

Para celebrar a marca dos 100 mil títulos outorgados a mestres e doutores pela USP, em 7 de outubro acontecerá o evento comemorativo "Sustentabilidade na Produção Animal e Vegetal".

Entre 13h e 18h, no Anfiteatro "Prof. Urgel de Almeida Lima" (LAN - Prédio 2), docentes da Esalq, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (Fzea/USP), de Pirassununga e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Fmvz) da USP, abordarão a trajetória da PG, avanços nessa esfera de pesquisa e as contribuições da pós-graduação no que refere-se à sanidade animal no país.

As palestras serão transmitidas por videoconferência e pela Iptv (o link será indicado em "Avisos" no site da Esalq - www.esalq.usp.br).

Nos dias 10 e 11 de outubro, acontecerá o 28º Encontro Sobre Temas de Genética e Melhoramento. Organizado pelo Departamento de Genética (LGN), o evento terá como tema "Genômica e Bioinformática" e acontecerá no Anfiteatro do LGN, das 08h às 16h30. As inscrições poderão ser feitas no dia 10, a partir das 08h.

Mais informações pelos telefones (19) 3429-4125 (ramal 11) e (19) 3447-8620 ou pelo e-mail gebandel@esalq.usp.br .

Congraçamento
A programação da 54ª Semana "Luiz de Queiroz" culminará com a reunião de congraçamento das turmas em 8 de outubro (sábado), às 9h30, no Salão Nobre (Edifício Central).

Como acontece tradicionalmente nessa ocasião, serão homenageadas as turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas de 1936 (Jubileu de Diamante), 1941, 1946, 1951, 1956, 1961 (Jubileu de Ouro), 1966, 1971, 1976, 1981, 1986 (Jubileu de Prata), 1991, 1996, 2001, 2006.

Ainda na sessão solene do dia 8, receberão homenagens pelos aniversários, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), pelos 110 anos; Associação Brasileira de Criadores (ABC), pelos 85 anos; Departamento de Genética (LGN) da Esalq, pelos 75 anos; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelos 60 anos; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pelos 50 anos; Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), pelos 45 anos; Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), pelos 35 anos; Fundação Agrisus, pelos 10 anos.

Assim como em anos anteriores, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) homenageará o Engenheiro Agrônomo do Ano. Para a edição de 2011, será homenageado Luiz Carlos Corrêa Carvalho, engenheiro agrônomo formado pela Esalq em 1973. Desde 2003, Luiz Carlos é diretor da Canaplan, empresa que presta consultoria para o setor sucroalcooleiro, e diretor de Relações com o Mercado das Usinas do Grupo Alto Alegre S/A. A partir de março de 2004, assumiu a coordenação da Sub-Comissão de Biocombustíveis da Câmara Brasil-Alemanha e, desde setembro de 2006, integra o Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).