Notícia

Portal Imprensa

SP: Silvio Crestana debate grandes temas nacionais em Botucatu

Publicado em 28 setembro 2010

O ex-presidente da Embrapa e pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Silvio Crestana, inaugura hoje, em Botucatu, o ciclo de conferências "Órion - Abordagens Sistêmicas sobre Grandes Temas Nacionais" ao discutir o Brasil como potência global diante dos desafios inerentes à educação, ciência, tecnologia e inovação.

O evento é promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e será realizado na Fazenda Lageado, com o objetivo de evidenciar a visão transdisciplinar e a importância do trabalho cientifico aplicado aos campos teóricos, prático e experimental, em busca de aplicação às grandes questões nacionais e, também para debater temas relevantes da conjuntura brasileira com a presença de palestrantes renomados.

O pesquisador parte da grande expectativa de que o Brasil se transforme na quinta maior economia mundial, destacando-se como potência econômica global, nos próximos anos. Esse cenário está aliado ao fato de que, pela primeira vez em sua história, a população brasileira, durante os próximos 30 ou 40 anos, será majoritariamente jovem, portanto apta a integrar o mercado de trabalho. "Isto trará novos desafios do ponto de vista da educação, da qualificação profissional, dos empregos e também, concomitantemente, da crescente população que envelhecerá".

A harmonização de interesses econômicos, sociais, ambientais, regionais, incluindo a inserção soberana do Brasil no concerto das nações exigirá a presença do Estado brasileiro estabelecendo políticas públicas e buscando exercer seu papel de articulação, negociação e arbitragem, segundo as projeções de Silvio Crestana.

"Na sociedade do conhecimento em que vivemos não sobram alternativas no caminho do progresso e do desenvolvimento sustentável que não seja a trilha das decisões baseadas em conhecimento, ciência, tecnologia e inovação", afirma. "E nada disto se consegue sem educação. O que nos impõe o desafio de caminhar apressadamente para transformar o Brasil, nas próximas duas décadas, em uma potência global em educação, ciência, tecnologia e inovação".

O palestrante

Silvio Crestana é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entidade que presidiu entre janeiro de 2005 e julho de 2009. Doutor em Física pela USP, com pós-doutorado em Ciência do Solo e Ciências Ambientais pela Universidade da Califórnia. Foi coordenador da implantação pioneira do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) no período de 1998 a 2001, hoje presente em três continentes.

É membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais, assim como do conselho editorial de revistas científicas. É assessor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); foi membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Agronegócio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

É autor e co-autor de mais de 150 trabalhos científicos completos, publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, tendo participado de inúmeras bancas de mestrado e doutorado no país e no exterior. Propôs e coordenou mais de 20 projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, sendo co-autor de 6 patentes.

Dentre os inúmeros prêmios e condecorações recebidos por Silvio Crestana estão: Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco; prêmio Personalidade da Tecnologia 2006, outorgado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e o prêmio Economista do Ano, na categoria Agricultura, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil em 2007.

SERVIÇO

Conferência: "Brasil Potência Global e Seus Desafios Inerentes à Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação"

Palestrante: Sílvio Crestana, físico, ex-diretor-presidente da Embrapa

Quando: Dia 28 de setembro, 17 horas

Onde: Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, Fazenda Lageado, Botucatu.

Entrada: 1kg de alimento

Realização: FEPAF

Fonte: Embrapa Instrumentação Agropecuária