Notícia

Página Rural

SP: secretária de Agricultura visita unidade de pesquisa da Apta em Jaú e inaugura novas instalações em Bauru

Publicado em 06 dezembro 2012

Dois eventos marcam as comemorações nas unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Jaú e Bauru amanhã (07). As celebrações contam com a presença da Secretária de Agricultura do Estado, Mônika Bergamaschi.

A partir das 10h00, a secretária participa das festividades em comemoração ao aniversário de 75 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú (UPD Jaú). A programação inclui o lançamento do livro "Terra Roxa - Vida e Ciência na Estação Experimental de Jaú", de José Renato de Almeida Prado e Léa De Ungaro de Almeida Prado, que apresenta um registro da UPD desde sua fundação, na década de 1930.

De acordo com os autores do livro, os agricultores locais buscavam alternativas que permitissem diversificar a exploração da terra e métodos de modernização dos cultivos já existentes. Os que persistiram com a cafeicultura tiveram de pensar na "modernização" dos métodos de cultivo. Qualquer que fosse o rumo escolhido, por gosto ou necessidade, recomendaria que fossem buscar auxílio e orientação na pesquisa.

Localizada estrategicamente no centro do Estado de São Paulo, a UPD Jaú atua principalmente na cadeia de produção de cana-de-açúcar. Possui seis pesquisadores que estudam novas oportunidades nas seguintes linhas de pesquisa sobre essa cultura: irrigação e fertilização da cultura de cana-de-açúcar; fluxo de gases do efeito estufa; fisiologia do estresse; processamento em cana e frutas; cana-de-açúcar na alimentação de ruminantes; alimentação de ovinos e bovinos. Também trabalham em estudos sobre impacto ambiental na tilapicultura em tanque-rede.

À tarde, no Polo Centro-Oeste da Apta, em Bauru, Mônika Bergamaschi inaugura Sala para Processamento Mínimo de Vegetais e entrega cinco laboratórios modernizados. Os investimentos na construção e modernização da Sede e na aquisição de equipamentos chegam a 1,40 milhão de reais. O total de R$ 340 mil foi investido via orçamento e R$ 700 mil via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A sala de Processamento Mínimo pertence ao Laboratório de Pós-Colheita do Polo, que também foi modernizado. Os laboratórios de Fitopatologia e Nematologia Vegetal, Sanidade Animal: Brucelose e Bacteriologia, Sanidade Animal aplicado às mastites e diagnóstico de Zoonoses e Laboratório de Patologia Animal também tiveram a estrutura melhorada.

A reforma do laboratório de Sanidade Animal aplicado às mastites e diagnóstico de Zoonoses possibilitou a adequação de salas para área de lavagem e esterilização de materiais, cultura bacteriana e diagnóstico sorológico para diferentes enfermidades, bem como a implementação do diagnóstico de Biologia Molecular.

O Laboratório de Patologia Animal tem atuado nos diagnósticos de Programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), compreendendo: Programa de Doenças de Equídeos e Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.

Laboratórios certificados

O laboratório de Sanidade Animal para o diagnóstico de Brucelose é habilitado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e o de Patologia Animal para o diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina (AIE) é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Estes laboratórios pretendem implantar a Certificação NBR ISO IEC/ 17025 – 2005, segundo as normas de aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Técnicos especializados visitam a instituição para comprovar, por meio de documentações e vistorias, se o laboratório está apto a realizar testes e ensaios com exatidão.

Em 2011, foram realizadas 4.424 análises nos laboratórios do Polo Centro-Oeste/Apta Regional. Os laboratórios do Polo Centro-Oeste/Apta Regional fazem em média 444 análises de rotina por mês e atendem produtores, pesquisadores, órgãos de fiscalização e alunos de universidades e escolas técnicas. No Laboratório de Fitopatologia e Nematologia Vegetal são realizados exames de diagnóstico de doenças em plantas, solos e raízes.

Essas análises ajudam no desenvolvimento de pesquisas na área de fitopatologia, principalmente relacionada à diagnose, epidemiologia, controle de doenças de plantas e nematóides fitoparasitos. Os Laboratórios de Sanidade Animal realizam os exames de brucelose, bacteriologia do leite, Anemia Infecciosa Equina e diagnóstico sorológico para leptospirose.

SERVIÇO

Comemoração de 75 anos da UPD Jaú

Data: 7 de dezembro, sexta-feira

Horário: 10h00

Local: UPD Jaú - Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, 304 - Jaú - SP.

Entrega das obras de modernização dos laboratórios do Polo Centro-Oeste/Apta Regional

Data: 7 de dezembro, sexta-feira

Horário: 14h

Local: Polo Centro Oeste/APTA Regional - Av. Rodrigues Alves, 40, quadra 40, Bauru, SP.