Notícia

Agência Porto de Notícias

SP quer retomar liderança na produção de vinho

Publicado em 12 setembro 2007

Esta é a proposta do Projeto SP VINHO, apresentado na 45ª Equipotel  


O projeto é financiado pela Fapesp, dentro do programa de políticas públicas e coordenado pelo Instituto de Economia Agrícola - IEA, desenvolvido por uma equipe de 16 pesquisadores de cinco instituições: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e três Institutos da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio -APTA, o IEA, o Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL e o Instituto Agronômico de Campinas - IAC.

"Este é um momento oportuno para o desenvolvimento do SP Vinho, porque existe um interesse crescente pelo tema, seja no consumo do vinho ou nos aspectos de lazer e turismo que a indústria vitivinícola proporciona", comenta Luis Madi, diretor do ITAL.

A proposta visa caracterizar todo o processo produtivo, analisar o manejo da videira, as condições de trabalho, os perfis de produtores de uva e vinho e os principais destinos da produção. Todos esses estudos nortearão a definição de alguns encaminhamentos de políticas públicas para o setor.