Notícia

Revista Museu

SP Pesquisa apresenta programa sobre a origem do homem americano

Publicado em 27 março 2015

SÃO PAULO, São Paulo - O próximo SP Pesquisa, que a TV Cultura exibirá às 16h de sábado (28/03), apresenta pesquisas realizadas em São Paulo para desvendar as origens da ocupação do continente americano pela espécie humana.

O programa ouve geólogos, arqueólogos e bioantropólogos da Universidade de São Paulo (USP) que se debruçam sobre vestígios que guardam pistas da presença do homem no continente milhares de anos antes da chegada dos europeus.

Também são apresentados trabalhos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da USP, e pesquisas realizadas em Lagoa Santa, em Minas Gerais, lugar com a maior quantidade de esqueletos conservados em toda a América, e no mais famoso sítio arqueológico do Brasil, o Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Os pesquisadores da USP falam da chegada dos ancestrais do homem moderno ao “novo mundo” em duas ondas migratórias: a primeira há 14 mil anos, quando veio o povo com traços dos aborígenes australianos, pelo Estreito de Bering, e a segunda, 11 mil anos atrás, com o povo de traços mongoloides que deu origem a todos os grupos indígenas do continente, chegando do nordeste da Ásia para a América do Norte e se deslocado para o sul.

O SP Pesquisa mostra como os cientistas investigam os costumes dos nossos ancestrais e por que os mais recentes achados podem mudar o conhecimento sobre a história pré-colombiana. O programa trata ainda de evidências científicas da presença do homem na região do Piauí há mais de 60 mil anos.

O quadro Grifo Nosso, que explica conceitos científicos tratados ao longo do programa, lembra que o homem moderno é a versão mais recente dos hominídeos que apareceram na Terra há sete milhões de anos.

O programa explica o que são espécies e apresenta, de forma ilustrativa, a linhagem evolutiva desde o Homo habilis até o surgimento do Homo sapiens, o homem moderno, há 200 mil anos.

No quadro Profissão, o programa apresenta o trabalho dos arqueólogos, que pesquisam as sociedades e culturas humanas por meio de objetos fabricados e utilizados no passado, buscando compreender como territórios foram ocupados e a evolução das sociedades.

Na TV Cultura, o programa SP Pesquisa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos, às 19h, e às 21h30 nas quintas-feiras.

Os canais que transmitem a TV Cultura nos municípios paulistas são informados emhttp://www2.tvcultura.com.br/fpa/institucional/informacoestecnicas.aspx. Os programas já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

Mais informações em http://univesptv.cmais.com.br.

Fonte: Agência FAPESP