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SP lança 2ª edição do Pitch Gov para otimizar serviços públicos com startups

Publicado em 18 setembro 2017

Encontrar soluções práticas inovadoras para os serviços públicos no Estado de São Paulo. Essa é a proposta do projeto Pitch Gov.SP 2.0, que teve o lançamento da segunda edição na sexta-feira (15). Dessa vez, o programa selecionará 16 startups para atender oito áreas do governo estadual.

“Entre as áreas de abrangência estão saúde, educação, finanças e transparência. E de outro lado 42 desafios”, explicou o governador. “Venham trazer suas propostas; as startups podem também participar. Nós queremos boas ideias e, posteriormente, financiamento para escala desses bons projetos”, disse Alckmin.

Primeiro programa do gênero na América Latina, o Pitch Gov.SP posiciona São Paulo como um dos Estados mais inovadores do Brasil, seguindo os pioneiros no relacionamento com startups, como diversos Estados Norte Americanos e também o Reino Unido.

Uma grande novidade dessa 2a edição do Pitch Gov SP é a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio do Programa Parceria para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a Fapesp disponibilizará até R$ 10 milhões para apoiar startups interessadas em testar a viabilidade tecnológica de um produto, processo ou serviço inovador ou desenvolver pesquisa relacionadas aos desafios da administração públicas propostos pelo Governo do Estado.

“As startups também se beneficiam, visto que o setor público é responsável por grande parte da oferta de serviços em educação, saúde e outros setores nas quais as startups já desenvolvem soluções, servindo como um grande veículo de promoção, validação e escala para esses negócios de alto potencial de crescimento”, afirma a subsecretária de Parcerias e Inovação do Estado de São Paulo, Karla Bertocco.

As inscrições para a atual edição já começam nesta sexta feira (15). As propostas poderão ser inscritas até o dia 15 de outubro pelo site www.pitchgov.sp.gov.br , no qual as startups irão se inscrever na plataforma. Os selecionados serão anunciados dia 27 de outubro e, em 9 de novembro, participarão de um evento no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, as 16 startups escolhidas apresentarão suas soluções a uma banca de líderes da gestão pública, investidores, empreendedores de renome.

Para a inscrição serão solicitadas informações da empresa, equipe, solução proposta, e indicação de qual desafio ela se aplica e benefícios esperados na implementação da solução entre o Governo e a startup. A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) no endereço www.fapesp.br/sage .

Os desafios serão focados na área de saúde e poderão ser enviadas propostas por empresas de pequeno porte, até 250 funcionários, que tenham sua área de pesquisa em São Paulo. Um edital separado será lançado, elencando os desafios e buscando empresas que possam solucioná-los. Qualquer dúvida basta entrar em contato com o e-mail chamada_pitchgov@fapesp.br.

Mais informações sobre a chamada de proposta estão disponíveis no endereço www.fapesp.br/11243 . Os resultados serão anunciados em 24 de maio de 2018.

Haverá também um workshop de lançamento do Pitch Gov.SP 2.0, em parceria com o Sebrae, dia 28 de Setembro na Escola de Negócios Sebrae, no Campos Elísios. Será apresentado à startups o programa, dicas sobre o edital, processo de inscrição, modelos de negócios e uma sessão dedicada a perguntas e respostas dos interessados. Inscrições para o workshop por esse link: http://bit.ly/pitchgov2 .

Balanço e experiências com o Pitch Gov.SP

Em sua primeira edição, em 2015, o governo assinou convênio com 10 startups que testaram soluções nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão.

Uma das parcerias com o governo foi com a GetNinjas, maior plataforma brasileira de serviços online, que tem ajudado alunos formados nos cursos de moda, beleza e construção civil, do Fundo Social de Solidariedade, por meio do programa Escola de Qualificação Profissional, a ingressar no mercado de trabalho.

A startup desenvolveu uma plataforma de contratação online que permite aos alunos divulgarem seus serviços. Com mais de 120 mil profissionais cadastrados, o profissional escolhido recebe uma notificação por mensagens de texto (SMS) e e-mail, com descrição do serviço e o contato do cliente.

Já a parceria com a Nama, startup especializada em inteligência artificial, implantou um robô para otimizar os agendamentos do Poupatempo de todo estado. Chamado de Poupinha, a tecnologia simplificou os primeiros atendimentos ao cidadão, permitindo realizar agendamentos para as unidades e tirar dúvidas online. ” Foi um divisor de águas para a Nama. Ele deu uma oportunidade muito grande para que pudéssemos mostrar nossa tecnologia, nossa capacidade e entregar um valor público que é muito significativo. A gente conseguiu, ao longo desse processo, mostrar uma notoriedade”, afirmou o CEO da Nama, Lucio Flávio Filho.

Em oito meses em operação, o Poupinha trocou mais de 36 milhões de mensagens. O robozinho virtual tem ajudado acabar com as filas e permitindo aproveitar melhor a capacidade dos postos, evitando aglomerações nos horários de pico ou ociosidade de pessoal em outros horários. Atendendo uma média de 13 mil cidadãos por dia, o Poupinha já concluiu com sucesso mais de 1,2 milhão de agendamentos e está disponível para ajudar os usuários do Poupatempo no portal poupatempo.sp.gov.br, ou pelo Messenger, no Facebook. Pela naturalidade do serviço, mais de 146 mil pessoas terminaram seus chats com mensagens como “obrigado”, “Deus abençoe”.

Outra solução testada com grandes resultados a partir do programa veio da parceria entre Centro Paula Souza e ClassApp. O aplicativo facilita e integra a comunicação entre escola, pais e alunos, garantindo maior agilidade e engajamento. Os testes foram realizados em nove Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, com mais de cinco mil usuários frequentes e mais de duas mil conversas, além de respostas positivas de pais, alunos, diretores e professores.

“O poder público percebeu que em um mundo tão conectado como o de hoje, soluções inovadoras são essenciais para otimizar os serviços oferecidos ao cidadão. Parcerias como as firmadas com a GetNinjas e a Nama provam que essa aproximação tem sido cada vez mais benéfica para todas as partes envolvidas”, explica Rafael Ribeiro, Diretor Executivo da ABStartups.

Do Portal do Governo SP