Notícia

MilkPoint

SP: Laboratório de Referência em Qualidade do Leite é inaugurado

Publicado em 20 julho 2021

A comemoração pelo aniversário de 116 anos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) continuou sábado (17), em Nova Odessa, com a inauguração do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, fez uma visita técnica à Sede do IZ e inaugurou o laboratório, ao lado do diretor do IZ, Enilson Ribeiro, do coordenador da APTA, Sergio Tutui, pesquisadores e servidores de apoio do IZ.

O novo laboratório conta com pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite em mais de 110 propriedades de produção de leite bovino e bubalino em cinco macrorregiões paulistas.

O IZ também possui laboratório itinerante [trailer] para pesquisas junto ao produtor de outras regiões do Estado.O espaço contempla uma área de microbiologia, que faz análise para detecção de patógenos da mastite e desenvolvimento de pesquisas direcionados ao combate de microrganismos.

"Eu fico muito feliz com a sensibilidade do governador, João Doria, do vice-governador, Rodrigo Garcia, e a competência da nossa equipe dos Institutos da APTA. Isso vai permitir no dia 27 de julho anunciarmos o maior investimento da história do estado de São Paulo na pesquisa. Cumprimento a todos os pesquisadores e servidores do IZ pelos 116 anos. É muito gostoso na paixão de cada um aqui pelo trabalho ", disse Borges.

Enilson lembra que o laboratório é fruto de investimentos do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) da Fapesp. "Essa é uma vitória de todos os pesquisadores e técnicos do IZ."

"A palavra é mesmo vitória. Idealizamos esse laboratório em 2017 para gerar informação e respostas para o produtor, cooperativa e consumidor. Nossa meta é que ele seja certificado em breve e se incorporar a rede brasileira da qualidade do leite (RBQL)", comentou Luís Roma Junior, pesquisador responsável pelo, que agradeceu também o trabalho de toda a equipe do IZ por essa conquista.

O coordenador da APTA também parabenizou um todo o corpo técnico do Instituto, que há mais de um contribui para o agro paulista e brasileiro. "Eu costumo dizer que para nós, pesquisadores, os laboratórios são como nossos filhos. Essa é mais uma entrega do IZ nesses 116 anos. Só tenho que dar parabéns a dedicação da equipe, nosso principal orgulho", pontuou.

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, também ressaltou a importância do Instituto sediado no município, lembrando que a história do IZ se confunde com a cidade. "Queremos fazer muita parceria entre município e estado. Hoje pude ver de perto a complexidade do trabalho de todos aqui", disse.

Borges e equipe conheceram também os laboratórios de Bromatologia, Parasitologia, Biotecnologia e Análises e Avaliações de Carcaças. Também foram outorgados ao setor de ovinos, uma Unidade Experimental de Forragicultura e Pastagens e o Banco de Germoplasma com maior diversidade de espécies de sementes de forragem e leguminosas do Brasil, uma referência para o Mundo.

As pesquisas do IZ se concentram em três áreas estratégicas: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas de Integrados de Produção Agropecuária. Na sede em Nova Odessa, estão os Centros de Pesquisa de Bovinos de Leite, de Nutrição Animal e Pastagens, de Genética e Reprodução Animal e de Zootecnia Diversificada (ovinos, bubalinos, suínos e aves).

Nos municípios do interior de SP - Sertãozinho, há o Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte, Registro (bubalinos), Tanquinho (suínos), Ribeirão Preto (Leite) e São José do Rio Preto (Bovinos de Corte).

Também participaram da visita: Bill, ex-prefeito e diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), representante do deputado federal Vanderlei Macris;Rafael Brocchi, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa; Orlando Melo de Castro, assessor do Gabinete da Secretaria; Fabio Lavagetti, assessor parlamentar; Luciana Gerdes, diretora do Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagem do IZ; Cecília Verissimo, responsável pelo Laboratório de Parasitologia do IZ; Aníbal Filho, diretor do Centro de Pesquisa e Genética de Reprodução Animal; Mauro Bueno, pesquisador do IZ; e Ricardo Lopes da Costa, diretor da Unidade de Ovinos.

As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, adaptadas pela Equipe MilkPoint.