Notícia

Página Rural

SP: inscrições com desconto para 12º Simpósio Brasileiro de Melhoramento animal promovido pelo IZ vão até 9 de junho

Publicado em 24 maio 2017

Ribeirão Preto/SP - Abordagens tecnológicas sobre melhoramento animal focadas em "Fenômica e Outras Ômicas na Produção Animal" serão debatidas no "XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal", nos dias 12 e 13 de junho, em Ribeirão Preto.

O evento organizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, será no Centro de Convenções Cana do Instituto Agronômico (IAC) – e tem parcerias com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Fcav/Unesp) e da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (Fzea/USP). É a primeira vez que o IZ organiza o Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal (Sbma).

De acordo com a coordenadora do Simpósio, a pesquisadora do IZ Lenira El Faro, o evento visa proporcionar a interatividade para sanar dúvidas e iniciar interações científicas e comerciais entre os pesquisadores, criadores, técnicos e empresas, em assuntos atuais na área de melhoramento animal.

Serão abordados temas como fenotipagem em bovinos, avanços na fenotipagem de suínos, qualidade do leite e balanço energético de vacas leiteiras, transcriptômica e epigenômica aplicada à produção animal, eficiência alimentar e mitigação das emissões de metano e biologia de sistemas.

Lenira explica que a inclusão de novas tecnologias que estão sendo utilizadas no mundo para a mensuração dos chamados novos fenótipos (ou novas características), ligados à eficiência alimentar, qualidade da carne e do leite, e emissão de metano devem manter a produção animal brasileira num patamar de igualdade com os demais países. “Com novas tecnologias, fornecemos produtos que têm qualidade e que são competitivos em relação aos aspectos ligados ao meio ambiente”, destacou.

“No campo da genômica, a adoção de técnicas de genotipagem dos animais, em larga escala, é realidade no mundo e deve baratear e acelerar o processo de identificação e seleção de animais superiores, o que, sem dúvida, proporcionará ganhos muito maiores para os criadores”, detalhou Lenira.

O IZ é uma instituição que já vem executando projetos de melhoramento animal na prática e tem grande conhecimento de alguns dos assuntos ligados ao tema do evento, como no caso de fenótipos ligados à eficiência alimentar. No campo da genômica, o IZ está começando, mas contribui com os produtores, fornecendo animais melhoradores para os seus rebanhos há décadas.

“Organizar este evento abre a possibilidade de divulgar o trabalho institucional, além de expandir a experiência e as parcerias com outros grupos de pesquisa brasileiros e do exterior”, ressaltou a pesquisadora do IZ.

A expectativa de público é de cerca de 250 participantes do setor de pesquisa e do privado. Foram 196 resumos científicos submetidos para apresentação no Simpósio. Agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prestigiarão o evento, além de 13 empresas privadas que são patrocinadores. Os inscritos são provenientes de 59 instituições públicas e privadas do Brasil, sendo três do exterior.

“Transferir as tecnologias geradas nos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura para o público mostra o empenho dos nossos pesquisadores em contribuir para a qualidade da carne, como enfatizam as diretrizes do governador Geraldo Alckmin na atuação por uma pecuária eficiente e sustentável”, comentou o secretário Arnaldo Jardim.

Mais informações e inscrições no site www.sbmaonline.org.br/sbma2017

SERVIÇO

XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal

12 e 13 de junho, das 8h às 21h e das 8h às 17h

Centro de Convenções Cana do Instituto Agronômico (IAC): Rodovia Antonio Duarte Nogueira,km 321, Anel Viário Contorno Sul - Ribeirão Preto – SP

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)