Notícia

Página Rural

SP: Fundação Agrisus recebe homenagem do IAC

Publicado em 23 junho 2011

A Fundação Agrisus ao completar 10 anos, receberá, na próxima sugunda-feira (27), a Medalha Franz Dafert, concedida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que comemora seus 124 anos. A honraria, que tem o nome do primeiro diretor da instituição, foi criada em 2009 para homenagear personalidades e entidades por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira.

Dafert era um cientista austríaco, doutor em química agrícola. Sua gestão à frente do Instituto Agronômico de Campinas, para o qual foi contratado pelo governo brasileiro, foi considerada exemplar e possibilitou importantes transformações, permitindo um maior atendimento às demandas e melhoria dos serviços.

Também receberão a homenagem em 2011 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que completou 60 anos de existência em abril, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pelo aniversário de 50 anos. Em anos anteriores já foram agraciados o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto Penido Burnier, o Instituto da Pesca, a Universidade de São Paulo, o engenheiro agrônomo Hermes Moreira Souza, pesquisador científico do IAC e o engenheiro agrônomo Antonio Donizete Fadel, empresário rural.

Única fundação com recursos exclusivamente privados dedicada à capacitação e aperfeiçoamento profissional e ao incentivo à pesquisa agronômica, a Agrisus completou uma década no último mês de abril. Fundada por iniciativa da família do engenheiro agrônomo e atual presidente, Fernando Penteado Cardoso (Esalq/USP - 1936), surgiu como continuidade natural de uma bem-sucedida carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte. Cardoso, entre muitas atividades, foi fundador do Grupo Manah, seu diretor e presidente de 1947 a 2000, quando o controle da empresa foi vendido.

"A Fundação Agrisus sente-se muito honrada com o reconhecimento dos serviços prestados há 10 anos em prol da agropecuária brasileira", afirmou o presidente. Para ele, o trabalho é de somar esforços no campo da educação para formação de pesquisadores, professores, divulgadores e profissionais capazes de promover uma agricultura progressista, econômica e estável, em benefício das gerações presentes e futuras. "A terra, como já disseram, é um bem que apenas tomamos emprestado daqueles que nos sucederão", afirma. A entidade tem lutado para estender e aperfeiçoar o uso do plantio direto no país, objetivando o melhoramento e a conservação do solo.

SERVIÇO:

Data: 27 de junho de 2011

Horário: 16h

Endereço: IAC - rua Barão de Itapura, 1.481, Campinas (SP)

Fonte:

Fonte: Fundação Agrisus