Notícia

Página Rural

SP: Esalq receberá especialistas para debater bioenergia no Brasil e integração universidade-empresa

Publicado em 04 dezembro 2015

Piracicaba/SP - Com a finalidade de celebrar a criação do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia das 3 Universidades Estaduais Paulistas, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/Esalq) promoverá, no próximo dia 15 de dezembro de 2015, às 13h30, no Salão Nobre do Edifício Central, o "Fórum sobre Bioenergia no Brasil: Integração Universidade - Empresa".

Em uma das ações do evento, o professor José Goldemberg, Presidente da Fapesp, coordenará a palestra "A importância dos setores de Energias Renováveis para o desenvolvimento do Brasil".

"O evento trará a oportunidade para debatermos com o setor privado as necessidades reais do desenvolvimento da Bioenergia para o Estado de São Paulo", comenta o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, lembrando que os Secretários de Estado de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e o de Energia, João Carlos de Souza Meirelles, já confirmaram presença.

PROGRAMAÇÃO

13:30

Abertura - Apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo Grupo Vocal Luiz de Queiroz e boas-vindas do Reitor da USP, Professor Marco Antonio Zago, e do Diretor da Esalq, Professor Luiz Gustavo Nussio

13:45

Palavras do Reitor da USP, Professor Marco Antonio Zago, da Pró-Reitora de Pesquisa da Unesp, Professora Maria José Giannini e do Assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp, Professor Elias Basile Tambourg.

14:20

Palavra do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim

14:40

Palavra do Secretário Estadual de Energia, João Carlos de Souza Meirelles

15:00

Apresentação do Professor José Goldemberg, Presidente da Fapesp, com a palestra "A importância dos setores de Energias Renováveis para o desenvolvimento do Brasil"

15:50

Apresentação do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia (USP - Unicamp - Unesp), Prof. Dr. Carlos Alberto Labate - Coordenador do Programa

16:10

Coffee break

16h25

Mesa redonda moderada pelo Ministro Roberto Rodrigues, com a participação:

- Arnaldo Jardim, Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento

- João Carlos de Souza Meirelles, Secretário Estadual de Energia

- José Goldemberg, Presidente da Fapesp

- Fernando Figueiredo, Presidente da Abiquim

- Alan Bojanic – Diretor da FAO

- William Lee Burnquist – Diretor de Negócios-Melhoramento Genético do CTC

- Evandro Curtolo - Gerente de Tecnologias Corporativo da Raízen

18h

Encerramento: Reitor da USP, Professor Marco Antonio Zago, e Diretor da Esalq, Professor Luiz Gustavo Nussio

Fonte: USP/Esalq