Notícia

Boqnews

SP disponibiliza milhares de documentos da ditadura, inclusive fichas do Deops de Santos

Publicado em 03 abril 2013

Com mais de 274.105 fichas digitalizadas, 12.874 prontuários e 39.996 fichas do Deops de Santos, o Arquivo Público do Estado lançou nessa segunda-feira (1º) o portal "Memória Política e Resistência", que disponibiliza todo este acervo. 

A previsão é que até 2014, 154.000 fichas nominais e 2.331 dossiês temáticos da Delegacia Especializada de Ordem Social devem estar prontas para serem publicadas.

O governador Geraldo Alckmin salientou a importância do arquivo digitalizado para as universidades, pesquisadores e público em geral. "As pessoas podem ter acesso de casa, não tem nenhuma senha, é tudo público. É muito importante no sentido de transparência e de informação, para as famílias das vítimas do período da ditadura", disse o governador Geraldo Alckmin.

A publicação online do material foi possível graças a verbas provenientes de editais da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do Ministério da Justiça (projetos Marcas da Memória) e da Casa Civil da Presidência da República (projeto Memórias Reveladas).

Da Redação