Notícia

Página Rural

SP: conferência científica internacional do café já tem 28 países confirmados

Publicado em 29 julho 2008

A ASIC 2008 já tem representantes de 14 países produtores e 14 países consumidores de café confirmados para participar das 371 apresentações que ocorrerão de 14 a 19 de setembro, em Campinas (SP); a perspectiva da organização é chegar em 40 países.

Faltando ainda mais de um mês para a sua realização, a ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science) já tem confirmada a participação de representantes de 28 países, sendo 14 nações produtoras e 14 consumidoras de café - as inscrições podem ser feitas pelo site www.asic-afe.org/asic 2008 O número é representativo da importância desta que é a principal conferência científica internacional da cadeia produtiva do café, marcada para ocorrer de 14 a 19 de setembro, na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas (SP).

"A edição brasileira da ASIC está batendo todos os recordes. Neste ano, por exemplo, os participantes poderão acompanhar 371 apresentações de trabalhos científicos, além das palestras sobre os dois temas centrais: Café e Saúde e Tendências do Consumo e a Ciência do Café; trata-se de um volume quase 50% superior à edição anterior, que aconteceu em Montpellier, na França", ressalta o presidente do comitê organizador do evento, Dr. Aldir Alves Teixeira.

A edição brasileira do evento, realizado a cada dois anos pela ASIC (Association for Science and Information on Coffee), também terá apresentações sobre outras áreas temáticas, como agronomia, química, biotecnologia, processamento e melhoramento de café. Vinda para o Brasil a convite do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a conferência espera reunir cerca de 700 pessoas, oriundas de 40 países produtores e consumidores de café. A respeito do público, Dr. Aldir informa se tratar de cafeicultores, pesquisadores, técnicos e profissionais ligados à produção, industrialização e consumo de café.

"Enfim, são representantes de todos os elos da cadeia produtiva do café, da planta à xícara, que vêm de todos os continentes para o Brasil e, com isso, confirmam a importância do País no cenário internacional do café como maior produtor e exportador e segundo maior mercado consumidor", ressalta.

Sobre o conteúdo em pauta na ASIC 2008, o presidente da entidade organizadora, Andrea Illy, também presidente da torrefadora italiana illycaffè, destaca o fato de todos os tópicos estarem entre os mais interessantes para a economia cafeeira, como, por exemplo, a sustentabilidade no setor agronômico e a relação entre saúde e consumo de café. Além disso, Andrea Illy frisa que a edição deste ano "ganha interesse particular por conta da liderança do Brasil na economia cafeeira mundial e das transformações extraordinárias realizadas nos últimos dez anos".

Patrocinadores e Apoiadores

Pela sua importância no cenário global da economia cafeeira, a ASIC 2008 atrai a atenção de renomadas empresas ligadas ao universo do café. Entre os patrocinadores, por exemplo, destaque para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cafés do Brasil, Nucoffee, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Banco Real.

E, entre os 38 apoiadores, estão Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Café Iguaçu de Café Solúvel, Gehaka, Cia Têxtil de Castanhal, Fazenda Tozan, Palini & Alves, Pinhalense Máquinas Agrícolas, illycaffè, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FundAg), Casa do Pão de Queijo, Netafim, Laboratório Carvalhaes, Fazenda Daterra, Leme Armazéns Gerais, Cambuhy, Bayer CropScience, Agrosystem, Probat, Agromachine, Kraft Foods, UCC Coffee, Lavazza, Nespresso, Cooxupé, Porto de Santos, Tews Elektronik, Armazém Peneira Alta, Sara Lee, Grupo Octton, Nescafé, Café Canecão, Fapesp, (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), La Marzocco, Colombo, Melg, Cablevey e Instituto Terra.

Países com participação confirmada na ASIC 2008:

Países Produtores - Brasil, Índia, Quênia, Indonésia, Costa Rica, Austrália, Colômbia, República Dominicana, Etiópia, Costa do Marfim, Tanzânia, México, República do Congo e Zimbábue.

Países Consumidores - Estados Unidos, França, Arábia Saudita, Alemanha, Japão, Holanda, Portugal, Suíça, Itália, Canadá, Israel, Finlândia, Inglaterra e Irlanda.

Serviço:

ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science)

Data: 14 a 19/9/2008

Local: Casa de Campo do The Royal Palm Plaza, em Campinas (SP)

Informações: (11) 5090-3007 / asic2008@adsbrasil.com.br

Inscrições pelo site: www.asic-cafe.org/asic2008

Fonte: ADS Assessoria de Comunicações