Notícia

Página Rural

SP: Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas organiza ciclo de palestras sobre biotecnologia vegetal, diz Embrapa (4 notícias)

Publicado em 08 de setembro de 2022

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal Mato Grosso Portal Mato Grosso LabNetwork

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (Gccrc) , uma iniciativa entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realiza na próxima semana uma nova edição do curso gene to Trait, que abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual.

Em 2022 o curso volta ao formato presencial, no auditório da Embrapa Agricultura Digital , em Campinas (SP), mas algumas palestras foram realizadas on-line e estarão abertas à comunidade de profissionais da biotecnologia. Diariamente, de 12 a 16 de setembro, haverá pelo menos uma palestra que será aberta para o público por meio do canal do Gccrc no YouTube . Ao todo serão sete palestras, em português e em inglês.

Entre os palestrantes estrangeiros, terá a participação de Carl Simmons, da Corteva, que abordará os programas de biotecnologia de milho em empresas. Laurens Pauwels, do VIB da Bélgica, que trata da transformação do milho por meio da Agrobacterium tumefaciens. Tnaja Kostic, do Instituto de Tecnologia da Áustria, abarcará o uso de microbioma para a produção sustentável de alimentos. Lenadro Peña, do Instituto de Biologia Molecular e Celular Vegetal da Espanha, discorrerá sobre o cenário de regulação da edição gênica na Europa, tomando como exemplo os citros.

Juliana Yassitepe, pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital e Gccrc, que atualmente está o tema no Instituto Nacional de Pesquisas Brasileiras (Inrae), abordará como montar estudos para características de biotecnologia; e Jaderson Armanhi, ex-pesquisadores do Gccrc e cofundador da startup Symbiomics, que trata de temas relacionados às biotecnologias de microbioma de plantas.

Veja a seguir a programação aberta ao público no canal do YouTube do Gccrc .

- 12/09, das 10h30 às 12h00 - Visão geral da descoberta de genes: um programa de biotecnologia da indústria para melhorar as características agronômicas do milho - Carl Simmons (Corteva Agriscience, EUA).

- 13/09, das 10h30 às 12h00 - Transformação do milho utilizando Agrobacterium tumefaciens - Laurens Pauwels (VIB-UGent, Bélgica).

- 14/09, das 13h30 às 15h00 - Desenho experimental e ensaios de campo para características biotecnológicas - Juliana Yassitepe (Gccrc, Embrapa e Inrae França).

- 15/09, das 10h30 às 12h00 - O cenário mundial do Microbioma para a produção sustentável de alimentos - Tanja Kostic (Instituto Austríaco de Tecnologia, Áustria).

- 15/09, das 13h30 às 15h00 - Comunidades microbianas sintéticas para tolerância ao estresse em plantas - Jader Armanhi (Simbiomics, Brasil).

- 16/09, das 10h30 às 12h00 - Andamento da edição do genoma em citros e o cenário regulatório de GM na Europa - Leandro Peña (Ibmcp, Csic, Espanha).

Ano passado, em decorrência da pandemia de Covid-19, o curso aconteceu entre agosto e dezembro, com aulas semanais e no formato on-line. Este ano o curso abriu 60 vagas, o que representa uma redução de 50% no número de participantes em relação à última edição presencial. A redução visa respeitar as regras de distanciamento social no auditório da Embrapa Agricultura Digital.

Sobre o Gccrc

O Gccrc é uma iniciativa de mudanças Embrapa e Unicamp – sem escopo do FAPESP Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) – para o desenvolvimento de programas de plantas adaptados aos estresses das mudanças climáticas. Sua plataforma de pesquisa envolve ferramentas de bioinformática, edição gênica, transformação, microbioma, fenotipagem, propriedade intelectual e assuntos regulatórios.

Fonte: Embrapa