Notícia

Inpe

SOS Vale do Paraíba mostra chuvas em tempo real sobre bairros e ruas

Publicado em 25 novembro 2011

Até o final do verão, a região do Vale do Paraíba contará com um sofisticado sistema de monitoramento e de previsão imediata de chuvas, viabilizado pelo projeto científico Chuva, coordenado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O projeto conta com participação de outras instituições nacionais e internacionais de pesquisa, e financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O monitoramento das chuvas em tempo real está sendo possível devido ao uso de um radar de tecnologia de última geração, que faz parte da campanha de coleta de dados do projeto Chuva. O CPTEC aproveitou a oportunidade do experimento científico para testar um conceito de monitoramento e previsão imediata, em tempo real, que traz uma série de informações sobre chuvas e descargas elétricas.

O site do SOS Vale do Paraíba (http://sigma.cptec.inpe.br/sosvale/), aberto e disponível a qualquer usuário da internet, traz informações de chuvas em tempo real. Os dados são coletados pelo radar e por uma série de instrumentos da campanha científica e integrados a um sistema de informações geográficas (SIG), que permite a visualização rápida e quase instantânea dos sistemas de precipitação atuantes sobre a região em mapas ou imagens de satélite, com as mesmas facilidades do Google Earth.

O nível de detalhamento do SOS Vale do Paraíba é capaz de mostrar bairros e ruas atingidos pelas chuvas, fazendo uso do botão de zoom. O usuário ainda tem como recurso, a previsão de chuva e intensidade para a próxima hora, incidência de relâmpagos, entre outros dados, que podem ser visualizados sobre o mapa da região. É também possível acompanhar acumulados de chuva de até 24 horas, em intervalos de 6 horas, simular alagamentos (disponível para São José dos Campos apenas), informações consideradas estratégicas pela Defesa Civil, no acompanhamento das chuvas e situações de risco à população.

Mais informações sobre o SOS Vale do Paraíba podem ser obtidas no site http://sigma.cptec.inpe.br/sosvale/. Sobre o projeto Chuva: http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/br/