Notícia

Diário de Sorocaba

Sorocabana organiza evento sobre moda brasileira em Londres

Publicado em 09 novembro 2012

A presença da moda brasileira na Inglaterra é o objeto do evento A Tale of Three Cities, que se realiza em Londres, no dias 9 e 10 deste mês, com o patrocínio do London College of Fashion, Universidade de Surrey, Embaixada do Brasil em Londres, CAPES, Fapesp, Unip e da organização portuguesa ID+. A sorocabana Maria Claudia Bonadio, docente do Centro Universitário SENAC, é uma das organizadoras do encontro, ao lado das pesquisadoras Ana Claudia Suriani da Silva, da Universidade de Surrey (Reino Unido) e Pamela Church Gibson, do London College of Fashion.

Segundo as organizadoras, o campo da moda no Brasil vive um momento de grande desenvolvimento, inclusive no terreno acadêmico. O primeiro curso superior de moda foi implantado em São Paulo, em 1987, na Faculdade Santa Marcelina. Em janeiro de 2011, o MEC constatava a existência, no país, de 120 cursos de graduação naquela área. Até o final de 2010, mais de 500 teses e dissertações sobre moda foram apresentadas em programas de pós-graduação em universidades brasileiras. No final de 2011, o mais importante evento acadêmico da área, o Colóquio de Moda, mais de 1.000 participantes acompanharam a apresentação de mais de 300 comunicações.

Desde 2010, a moda é considerada, pelo Ministério da Cultura, um campo das artes e um setor da economia criativa. O Conselho Nacional de Política Cultural criou uma cadeira para a Moda, atualmente ocupada por Ronaldo Fraga, que será o principal expositor do encontro sediado pelo London College of Fashion.

Maria Claudia Bonadio, Doutora em História Social do Trabalho pela UNICAMP e pós-doutoranda em História pela USP, coordenará o Painel de Encerramento do encontro, em que analisará a presença da Moda nos Museus. Nele proporá o a criação de um Museu de Moda brasileira que destaque a contribuição dos criadores na periferia de grandes cidades.