Notícia

123achei

Sorocaba será sede do Movimento pela Inovação

Publicado em 18 setembro 2015

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio faz, às 9h desta segunda-feira (21), a abertura oficial do 4º Movimento pela Inovação, que acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Lançado em junho passado, o evento pretende encurtar o caminho entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, para que o conhecimento científico seja transformado em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do País.

Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), o Movimento pela Inovação conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos. Conta ainda com apoio do Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp), regional Sorocaba.

O Movimento pela Inovação, acontece durante toda a semana (21 a 25) e tem por objetivo apoiar empresários e pesquisadores que desejam tirar seus projetos inovadores do papel. Logo após a abertura, que também terá participação do presidente do PTS, Rubens Lara, o Superintendente de Negócios e Operações do Desenvolve SP, Eduardo Tadeu Saggiorato, vai ministrar palestra sobre Linhas e Fontes de Financiamento para a Inovação.

Pedro Vial, diretor-pesidente da Inova, afirma que a chegada do Movimento pela Inovação é extremamente importante não só para Sorocaba, mas a toda a região. A ação nos dá a oportunidade de apoiar e fornecer suporte aos empreendedores e empresários que têm interesse em buscar recursos para inovação e estruturar os seus projetos, alavancando assim negócios na Região Metropolitana de Sorocaba, afirma.

Para Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, embora haja opções de recursos disponíveis para investimentos em inovação no Estado, são poucos os projetos qualificados para recebê-los. Entre as principais causas deste problema, podemos citar tanto a falta de conhecimento de pesquisadores e empresários sobre as principais instituições de apoio, como a falta de entendimento sobre a melhor forma de se elaborar uma boa proposta de investimento. É nesse gargalo que queremos atuar, oferecendo orientação qualificada e suporte para todos, diz.

Projetos, dúvidas e orientações

Durante a realização dos atendimentos no Parque Tecnológico de Sorocaba, os interessados poderão apresentar seus projetos de inovação, esclarecer dúvidas e receber orientação sobre como obter recursos para tirá-lo do papel. Entre as opções, existe a possibilidade de contratar linhas de crédito com baixas taxas de juros e longo prazo, buscar eventual subvenção ou candidatar-se para receber aportes financeiros de Fundos de Investimento em Participações (FIPs).

O presidente do Desenvolve SP ressalta que tudo depende do grau de inovação. As startups, que geralmente têm projetos de alto potencial inovador, são fortes candidatas a receber aportes diretos de um Fundo de Investimento. Já as pequenas e médias empresas que desejam investir na inovação de um processo, gestão ou de serviços podem se beneficiar, por exemplo, de linhas de financiamento com juros a partir de 0% ao mês”, diz Santos. Para ser atendido com hora marcada, o agendamento será feito exclusivamente pelo link http://goo.gl/forms/E3e5FePwJh