Notícia

Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba recebe o “Movimento pela Inovação”

Publicado em 15 setembro 2015

Lançado em junho deste ano, o “Movimento pela Inovação” estará no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) durante toda a próxima semana (21 a 25). O evento, iniciativa da Agência de Desenvolvimento Paulista – Desenvolve SP, tem como objetivo encurtar o caminho entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para que o conhecimento científico seja transformado em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do País.

Este é o quarto evento do “Movimento pela Inovação” realizado pela Desenvolve SP para apoiar empresários e pesquisadores que desejam tirar seus projetos inovadores do papel. Em Sorocaba, além da Prefeitura, por meio do Parque Tecnológico e da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), o Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp) também apoia o evento.

A abertura do evento, às 9h da segunda-feira (21), contará com uma palestra sobre os principais instrumentos de apoio à inovação no Estado de São Paulo. Na sequência, e ao longo de toda a semana, os interessados poderão buscar orientação individual para apresentar seus projetos e saber onde e como obter recursos para financiá-los. A ação conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos.

Para Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, embora haja diversas opções de recursos disponíveis para investimentos em inovação no Estado, são poucos os projetos qualificados para recebê-los. “Entre as principais causas deste problema podemos citar tanto a falta de conhecimento de pesquisadores e empresários sobre as principais instituições de apoio como a falta de entendimento sobre a melhor forma de se elaborar uma boa proposta de investimento. É nesse gargalo que queremos atuar, oferecendo orientação qualificada e suporte para todos”, diz.

Para Pedro Angelo Vial, diretor presidente da Inova Sorocaba, a vinda do movimento pela Inovação é extremamente importante para Sorocaba e municípios vizinhos. Dá a oportunidade de apoiar e fornecer suporte às empresas que têm interesse em buscar recursos para inovação. “Essa semana vai ser muito especial porque nós teremos a presença de consultores da Agência Desenvolve São Paulo dando apoio para que empreendedores e empresários possam estruturar os seus projetos, conhecer as linhas de fomento, de forma a alavancar negócios na Região Metropolitana de Sorocaba”, afirma.

Durante a realização dos atendimentos no Parque Tecnológico de Sorocaba os interessados poderão apresentar seus projetos de inovação, tirar dúvidas e ser orientados sobre como obter recursos para tirá-lo do papel. Entre as opções existe a possibilidade de contratar linhas de crédito com baixas taxas de juros e longos prazos, buscar uma eventual subvenção ou candidatar para receber aportes financeiros de Fundos de Investimento em Participações (FIP’s). “Tudo depende do grau de inovação. As startups, que geralmente têm projetos de alto potencial inovador, são fortes candidatas a receber aportes diretos de um Fundo de Investimento”, explica o presidente da Desenvolve SP.

As pequenas e médias empresas que desejam investir na inovação de um processo, gestão ou de serviços podem se beneficiar, por exemplo, de linhas de financiamento com juros de até 0% ao mês. Quem quiser ser atendido com hora marcada pode realizar o agendamento pelo link http://goo.gl/forms/E3e5FePwJh

Para saber mais sobre a iniciativa, os interessados podem acessar o site www.desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao Na página é possível acompanhar a agenda de todos os encontros, realizar downloads das apresentações, obter dicas e ainda aprender, por meio de vídeos tutoriais, como preencher um projeto de inovação.