Notícia

Prefeitura de Sorocaba

Sonda desenvolvida no PTS identifica vazamento em tubulações

Publicado em 28 janeiro 2016

Uma das residentes na Incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a Seip7, está desenvolvendo um sistema inovador: uma sonda para detecção de vazamentos em ambientes marinhos ultra-profundos. Além do ambiente propício para que o projeto aconteça, por meio do Poupa Tempo da Inovação, o PTS também deu apoio no processo de patenteamento do produto.

Conforme explica o criador da empresa, Luis Carlos Pasquale Rosa, o Parque Tecnológico é um ambiente muito interessante para ajudar com a sinergia das empresas residentes. “Com o projeto da sonda, firmamos um convênio de colaboração com a Unesp e apoio da Fapesp, e o que nos ajudou bastante nesse acordo foi o sistema de incubação e o PTS”, explicou.

A Sonda para Monitoramento e Indicação de Vazamento em Tubulações desenvolvido pela Seip7, consiste em uma cápsula formada por uma base e um flutuador dotado de sensores capazes de perceber alterações substanciais nas características da água. Ao identificar o vazamento, a sonda ejeta o flutuador que emite um sinal de rádio para uma base de monitoramento. “O processo é muito rápido, a sonda detecta o vazamento e já avisa, tudo em questão de minutos”, conta o empresário.

O sistema desenvolvido pela empresa sorocabana, libera um conjunto de marcadores que acompanham a mancha de óleo. Dessa forma, é possível detectar o caminho percorrido pelo vazamento. O sistema tem cerca de 20cm de largura e 2m de comprimento e a durabilidade é de 12 anos.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Seip7 vem realizando testes de material para averiguar qual é o uso mais indicado para o invento. A ideia é instalar a sonda na indústria de exploração de petróleo, em tubulações submarinas e plantas de exploração. A expectativa é a de que até setembro a empresa entre na segunda fase do projeto: a criação do protótipo.

Hubiz

A Hubiz é uma entidade de apoio à criação de negócios de alto impacto e inovação tecnológica de classe global, focada em preparar as empresas iniciantes a ingressar competitivamente no mercado, potencializando assim suas oportunidades de sucesso. Conheça o facebook da Hubiz: http://migre.me/sH8Xw A Seip7 é uma das 14 residentes na Hubiz. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site http://www.seip7.com/