Notícia

Planeta online

Sonda chinesa revela complexidade do solo de Marte (3 notícias)

Publicado em 05 de abril de 2023

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
MSN (Brasil) VNExplorer

Dados coletados por radar de penetração da sonda Tianwen-1 mostraram a existência de estruturas que se assemelham a paredes de crateras, moldadas pelo clima e pela erosão eólica

O Mars Rover Penetrating Radar (RoPeR), radar de penetração do solo da Tianwen-1 , primeira missão marciana da China, mostrou que o solo de Marte é bastante heterogêneo e geologicamente complexo, com estruturas que se assemelham a paredes de crateras, moldadas pelo clima e pela erosão eólica. Diferentemente, dados comparáveis do lado oculto da Lua são bastante uniformes, mesmo que as duas superfícies tenham sido formadas em épocas geológicas próximas.

Flocos de neve cúbicos, gêiseres: Nasa explora o inverno em Marte

Lançada em 23 de julho de 2020, a sonda Tianwen-1 foi capturada pela atmosfera de Marte em 10 de fevereiro de 2021 após uma jornada de 202 dias e 475 milhões de quilômetros. O RoPeR é um dos instrumentos científicos do rover (veículo controlado remotamente) Zhurong, que pousaram na região conhecida como Utopia Planitia em 15 de maio de 2021, com o propósito de examinar os efeitos do vulcanismo, do gelo e do vento, a partir dos quais se poderá conhecer melhor a evolução do ambiente do planeta ( Geology , 9 de fevereiro).

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui .

Veja também

Tecnologia314

SOBRE

Transformação é uma das palavras chaves da revista PLANETA. Sustentabilidade, tecnologia, questões ambientais e de responsabilidade social foram incorporadas ao seu conteúdo, que também apresenta mensalmente pesquisas da UNESCO sobre patrimônios da humanidade, educação e ciência.

SIGA-NOS

© Copyright 2021 - Três Editorial Ltda.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação. Ao clicar em aceitar ou rolar a página, você concorda com o uso de cookies. Conheça nossa política de privacidade