Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Solução CardioCloud da Orion Digital utiliza certificado digital da Certisign

Publicado em 27 setembro 2011

Por Andrea Funk

A Orion Digital, empresa de consultoria e tecnologia focada no desenvolvimento de soluções para a área de saúde, lançou um produto inédito, o CardioCloud, durante o 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro, em Porto Alegre. A solução, que tem como foco principal suprir as necessidades da área de cardiologia para a geração de laudos precisos, melhoria no atendimento, faturamento e a colaboração entre equipes médicas, conta com a Certificação Digital da Certisign, primeira empresa brasileira especializada em soluções de certificação digital. Este aplicativo foi desenvolvido dentro do mais novo conceito em tecnologia chamado Cloud Computing.

A solução já nasce completa, com funcionalidades que vão desde a recepção dos pacientes até o faturamento dos serviços prestados, com módulos de Gestão de Clínicas, Laudos e 2ª Opinião. Este último permite o auxílio de renomado corpo clínico para o fechamento de diagnósticos.

"Sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Mathias Jr., o CardioCloud 2ª Opinião possibilita solicitar auxílio para diagnósticos com maior precisão. É como se o médico tivesse um corpo clínico de primeira linha trabalhando ao seu lado. Esta parceria viabilizou construir uma solução com total embasamento e perfeita aderência às necessidades dos cardiologistas responsáveis pela emissão de laudos", ressalta o gerente comercial da Orion Digital, Danilo Pellegrino.

Como fator de inovação, outra ferramenta integrada na solução e que visa garantir a segurança das informações que vão circular no ambiente virtual é o Certificado Digital. Ele vai certificar o laudo e a segunda opinião enviados pela equipe médica. A tecnologia da certificação digital é fundamental também para a eficácia do uso do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Isso porque a certificação digital assegura, sob o ponto de vista legal, que a informação registrada somente nos meios eletrônicos é verdadeira, original e de autoria de quem a assina o arquivo digitalmente. O papel impresso passa a ser a "cópia".

Além disso, possui meios que garantem que a informação ali gravada é imutável. Com isso, as equipes médicas deixam de imprimir e assinar cada documento gerado no sistema de gestão hospitalar.

Segundo Decio Tomaz, Diretor Comercial de Soluções Corporativas da Certisign, as Soluções com Certificação Digital permitem reduzir custos operacionais, desburocratizar os processos, incrementar ganhos de produtividade do corpo clínico, facilitar o acesso às informações além do arquivamento digital destas permitir não só eliminar a guarda das informações dos pacientes em papel como também tornar a captura destas mesmas informações um recurso ágil, fácil e seguro. E tudo isto com garantia jurídica. Portanto, quando implantado o processo com certificação digital, eliminam-se diversos esforços administrativos, resultando no ganho de agilidade, sem contar no aumento de segurança, tanto para o paciente quanto para o próprio hospital, explica.

Dentre outras vantagens do produto está a facilidade de implantação e acesso, que descarta a necessidade de instalar novos softwares em seus computadores ou se preocupar com rotinas de back-up ou infraestrutura de rede. Toda a solução funciona na internet, assim, as informações podem ser acessadas de qualquer local, a qualquer momento, com total segurança. E ainda, o CardioCloud permite encaminhamento de solicitações em um clique e retorno de diagnósticos em até 72 horas, além de auxiliar na redução de custos do consultório.

"A área de cardiologia pode contar, a partir de agora, com uma solução completa que integra todas as funcionalidades de atendimento, financeiras e administrativas de uma clínica, com imagens do paciente, Prontuário Eletrônico e ERP [Enterprise Resoruces Planning]", destaca o Gerente de Tecnologia da Orion Digital, Flávio Camilo.

Há seis anos no mercado, com grande know how em sistemas de gestão e imagens em hospitais e clínicas, a empresa aposta na nova tecnologia desenvolvida para a área de cardiologia, com um modelo de laudo customizável. Tudo isso com a segurança do Certificado Digital Certisign e apoio da equipe clínica do Prof. Dr. Wilson Mathias Jr., pesquisador do CNPQ - Nível I, consultor Ad HOC da FAPESP e da ANVISA, co-fundador da International Society of Contrast Ultrasound e membro do Fellowship Committee of the American Society of Echocardiography.

Sobre a Certisign (www.certisign.com.br)

Com foco exclusivo em soluções que contemplam a certificação digital, a Certisign é uma das três primeiras autoridades certificadoras do mundo e a primeira da América Latina. A empresa, sediada em São Paulo, possui mais de 500 pontos de atendimento distribuídos pelo país e já alcançou mais de 2,3 milhões de emissões de certificados. A tecnologia garante aos clientes da companhia um ambiente digital mais seguro, protegendo a identidade do usuário na rede.

Sobre a Orion Digital (www.oriondigital.com)

Fundada em 2002 como uma Unidade da Orion Integração de Negócios e Tecnologia, empresa de Business Process Outsourcing (BPO) no setor financeiro, com cerca de 1000 funcionários e presença em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, a Orion Digital se tornou uma empresa independente em 2006 dedicada ao desenvolvimento e implantação de soluções de TI para a área de saúde.

Sua atuação baseada em parcerias estratégicas para alcançar o eficaz desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras, garante uma lista de clientes e parceiros de negócios reconhecidos no mercado.

Usando metodologias e tecnologias de vanguarda, todas as soluções são desenvolvidas com o conceito de módulos integrados para a plataforma Web, o que flexibiliza sua aquisição e implantação.

Além disso, toda a equipe está montada para trabalhar desde a consultoria para entendimento das necessidades, até a implementação das soluções e suporte de pós-venda.