Os Softwares CND-Goiaba e CND-Manga, coordenados pelo Prof. Dr. Danilo Eduardo Rozane da Unesp, Câmpus de Registro e pelo Prof. Dr. William Natale, Câmpus de Jaboticabal, receberam “Moção de Aplausos” da Câmara Municipal de Vista Alegre do Alto-SP. Esta foi uma iniciativa do excelentíssimo Sr. Marcelo Amado Grassetti, Presidente da Câmara Municipal de Vista Alegre do Alto-SP.
A implementação destes Softwares contou, também, com a colaboração do Prof. Dr. Léon Etienne Parent e do pesquisador Dr. Serge-Étienne Parent, ambos da Université Laval – Canadá, bem como do Engenheiro Agrônomo Eduardo Maciel Haitzmann dos Santos. O projeto recebeu auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
O objetivo dos programas que utilizam o conceito CND (do inglês, Compositional Nutrient Diagnosis), ou seja, Diagnose da Composição Nutricional, é avaliar, de maneira econômica e eficaz, o estado nutricional das culturas, empregando a análise química de tecido vegetal, cujos resultados são confrontandos com normas pre-estabelecidas à partir de talhões de alta produtividade.
O conceito CND expressa a composição mineral dos tecidos vegetais na forma de teor de nutrientes ou valores relativos, que é a informação numérica básica para estabelecer o diagnóstico do estado nutricional das plantas. O método emprega a análise composicional e a análise de componentes principais dos dados tendo, pois, potencial mais elevado para melhorar a sensibilidade do diagnóstico da cultura em estudo.
A utilização destes softwares é gratuita e pode ser realizada por todos os interessados no site dos Câmpus da Unesp em Registro (http://www.registro.unesp.br), Jaboticabal (http://www.fcav.unesp.br), Botucatu (http://www.fca.unesp.br), Ilha Solteira (http://www.feis.unesp.br), Dracena (http://www.dracena.unesp.br) e Reitoria (http://www.unesp.br), no baner/link CND.
Prof. Dr. Danilo Eduardo Rozane
Prof. Dr. William Natale