IDG Now!

Software traz precisão aos testes de DNAPor Redação do Computerworld*

Publicado em 14 dezembro 2006

São Paulo - Modelo proposto poderá fornecer, em segundos, resultados precisos para testes.
Uma pesquisa de doutorado resultou em um software inovador, que representa um avanço no uso dos modelos matemáticos de cálculos em testes de paternidade (de DNA). A principal vantagem é que o modelo proposto poderá fornecer, em questão de segundos, resultados precisos para as situações de investigação de paternidade complexas.
"Entre essas situações, podemos citar os casos em que não é possível coletar material do suposto pai, então a análise é feita com o material genético de um outro parente próximo (os irmãos deste ou o seu avô, por exemplo), ou quando há outros vínculos discutíveis: se um desses irmãos não for legítimo ou ainda se existe casamento entre primos (consangüinidade)", explica o pesquisador e engenheiro Fábio Nakano, que conduziu o estudo. Segundo ele, o modelo proposto utiliza melhor todos os dados disponíveis, o que gera rapidamente resultados precisos.
O pesquisador prevê que até o segundo semestre de 2007 o modelo estará disponível por meio de um serviço na internet. Isso se tornou possível devido ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por intermédio de seu Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE).
Nakano usou como modelo de referência o teste de paternidade proposto pelo cientista A.P. Dawid, em 2002, considerado "o estado da arte" em termos de testes de DNA. Quando comparado a esse modelo de referência, o sistema desenvolvido por Nakano é menos dependente de uma Lei da Genética: a Hipótese de Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Essa hipótese afirma que, dentro de determinadas condições (quando os marcadores moleculares não sofreram seleção e mutação), as freqüências alélicas permanecerão constantes com o passar das gerações.
No modelo de referência é obrigatório o uso de marcadores em equilíbrio. No modelo desenvolvido por Nakano, mesmo os locos fora de equilíbrio são considerados nos cálculos. "Dessa forma, o número de marcadores que podem ser usados é ampliado consideravelmente, possibilitando um aumento da precisão dos resultados", explica o engenheiro.

*Com informações da Agência USP.