Notícia

Opção Guarulhos

Software para políticas sociais do Inpe é tema de curso em SP

Publicado em 26 novembro 2010

Entre os dias 1 e 3 de dezembro, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), de São Paulo (SP), realiza cursos de geoprocessamento com o software livre TerraView Políticas Sociais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os cursos têm duração de 20 horas e são realizados periodicamente pelo CEM. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. (http://www.centrodametropole.org.br/ )

O TerraView Políticas Sociais, software para análises e interpretações espaciais da realidade social de áreas urbanas, é um dos resultados do Programa Espaço e Sociedade do Inpe, que coloca ferramentas derivadas da tecnologia espacial a serviço da melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O aplicativo é construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib para visualização e exploração de dados geográficos.

No curso promovido pelo CEM, os participantes conhecem as funcionalidades básicas e são habilitados a explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos.

Os tópicos do curso envolvem introdução aos fundamentos de geoprocessamento, estrutura do programa, ferramentas de análise básicas, manipulação de tabelas de atributos, operações geográficas e geocodificação de endereços. Ao final do treinamento, os participantes poderão visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.

Parceiro do Inpe, o CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em oito anos, mais de 680 profissionais de áreas como educação e habitação participaram dos cursos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas voltados, principalmente, para a área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda e habitação, a partir do software TerraView.

Fonte: Inpe