Notícia

Revista Hydro

Software livre reduz custos de cadastro de rede de água

Publicado em 01 agosto 2011

Contar com um cadastro completo e atualizado das redes de saneamento é fundamental para qualquer companhia ter melhor controle dos ativos, expandir o sistema e reduzir perdas. A Nexus GeoEngenharia, empresa nacional instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP, desenvolveu um software, o GeoSan, capaz de fazer todo o mapeamento das instalações de água e esgoto, incluindo os diâmetros, comprimentos e material das tubulações, além dos ramais com hidrômetros de cada consumidor.

"A empresa de saneamento passa a ter uma visão mais dinâmica e confiável da rede instalada", diz José Maria Villac Pinheiro, diretor e sócio--fundador da Nexus. Segundo ele, a grande vantagem do sistema é o seu custo até 50% inferior às soluções de informações geográficas proprietárias disponíveis no mercado. O segredo é o uso de um software livre para mapeamento, o Terralib, desenvolvido pelo Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. "Não há custos de licenciamento embutidos", diz o diretor.

A Compesa, empresa de saneamento de Pernambuco, instalou o GeoSan para mapear 3000 quilômetros de rede em Recife e 225 mil consumidores na base de dados. O sistema ajudou no planejamento das obras de distribuição na cidade, necessárias para receber um acréscimo de 5000 L/s provenientes de uma nova adutora construída para trazer água do Rio Pirapama, situado entre Recife e Olinda. "Sem um cadastro da rede, os cálculos hidráulicos teriam de ser feitos na base da adivinhação, podendo trazer erros de dimensionamento, riscos de vazamentos e perdas de água", diz o diretor.

O GeoSan também está rodando em empresas de água em cidades no interior de São Paulo, como Jundiaí, Sorocaba, Valinhos, Votuporanga, Olímpia e Santo André. Mais do que fornecer simplesmente o sistema, a Nexus tem como prioridade a prestação de serviços ao cliente: levantar a situação atual, implantar o sistema, fazer a integração com o banco de dados existente, realizar o startup e a manutenção periódica. "O sistema já é disponibilizado gratuitamente e seu código fonte já está em fase de doação junto ao governo brasileiro, para quem quiser desenvolver aplicativos sobre ele. O Ministério do Planejamento também está avaliando a solução para liberá-la na forma de software livre junto às autarquias e empresas de saneamento", diz.

Com iniciativas como essa, espera-se melhorar os mapeamentos das redes de saneamento e a consequente redução de perdas de água no país: na maioria dos casos, os cadastros são incompletos, sem registros atualizados, com desenhos muitas vezes disponíveis somente em CAD ou até em papel, mas sem nenhuma integração com os mapeamentos e levantamentos da rede para simulação hidráulica. "Melhorar essas condições é fundamental para melhorar o atendimento das companhias", diz Pinheiro. Ele lembra que o Brasil tem um prejuízo no faturamento de US$ 7,6 bilhões ao ano devido às perdas financeiras no sistema de abastecimento, que chegam a 42% do total produzido. "Um melhor planejamento e análise do sistema pode ajudar na redução desses índices", diz.

Além do GeoSan, a Nexus oferece também o GeoÁgua, um software para controle da qualidade da água, conforme os parâmetros da Portaria 518. "O sistema centraliza diversas planilhas e variáveis e compila todas as informações num único banco de dados. Quando os níveis ficam acima dos limites estabelecidos na lei, o operador recebe um alarme visual dos locais comprometidos", diz.

Um outro desenvolvimento da empresa é o CeoRotas, um software para gerenciamento de rotas de leitura integrado ao cadastro comercial, e redes de água. "Isso facilita o trabalho do leiturista e simplifica a rotina", diz.

No mercado desde 1993, a Nexus é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas utilizando ferramentas de informações geográficas para saneamento ambiental. A empresa investiu mais de R$ 3 milhões em inovação nos últimos anos, sendo parte financiada pelo Finep, Fapesp e CNPq.

Nexus - Tel. (12) 3201-7100 Site: www.nexusbr.com