Notícia

IDG Now!

Software gratuito faz identificação de digital

Publicado em 26 outubro 2005

Uma empresa oriunda da Incamp, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas, acaba de lançar um novo software de reconhecimento de impressões digitais.
Trata-se do Desktop Identity, da Griaule, empresa também apoiada pelo Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), da FAPESP. O software, que tem uma versão para distribuição gratuita pela internet, permite a identificação de indivíduos para diversas aplicações em segurança pública.
"O software pode ser instalado em qualquer instituição para aperfeiçoar o controle e o tráfego de pessoal", diz Luiza Sperancini, gerente comercial da Griaule, à Agência FAPESP. O programa da Griaule se adapta a qualquer plataforma de computador.
Luiza explica que o software, que consegue abrigar um número ilimitado de impressões digitais, precisa estar integrado a um leitor de impressão digital. O programa permite o uso de leitores de impressões de cinco fabricantes: Microsoft, Digital Persona, Secugen, Geomok e Crossmatch.
A versão gratuita do software também traz um kit de desenvolvimento destinado aos engenheiros de computação interessados em criar novas aplicações sobre as tecnologias de reconhecimento digital da Griaule. "Os pesquisadores podem modificar as características do programa de acordo com as necessidades individuais de cada instituição", conta Luiza.
A Griaule, especializada na criação de tecnologias de reconhecimento automático de impressões digitais, recebeu em 2005 o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica na categoria pequena empresa.