Notícia

CM Consultoria

Software brasileiro torna bateria de smartphones mais econômicas

Publicado em 02 março 2013

A bateria de smartphones dura pouco. Quem tem sabe que é preciso plugá-lo quase todos os dias à tomada para recarregar. Uma tecnologia criada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) poderá reduzir em até 20% o consumo de energia dos smartphones e diminuir a frequência das recargas.

"A solução não requer alterações no hardware dos telefones nem no das redes. É uma inovação implementada por meio de software", explica o físico Varese Salvador Timoteo, da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Segundo ele, o que faz os smartphones consumirem a carga da bateria rapidamente é a ativação contínua dos canais de tráfego de dados, mesmo quando recebem pacotes indesejados que circulam pela rede.

"A nossa solução consiste em implementar um modelo de predição no dispositivo para que ele, observando o tráfego, aprenda quando deve ativar os canais para o tráfego de dados em banda larga", afirma o pesquisador.

O programa mostrou-se bem-sucedido em testes com dispositivos que usam o sistema operacional Android. A inovação, que já gerou uma patente, funciona tanto em dispositivos com tecnologia 3G como com 4G. Além de Timoteo, participaram do desenvolvimento Edson Luiz Ursini, também da FT, e o aluno de mestrado Tito Ricardo Bianchin Oliveira.

FONTE

Revista Pesquisa Fapesp

Fonte: Agrosoft - Juíz de Fora/MG