Notícia

Globo Rural online

Software auxilia planejamento da cadeia de cana-de-açúcar

Publicado em 14 março 2009

A empresa brasileira OP2B lançou neste mês de março um software específico para auxiliar na gestão das atividades do setor sucroenergético. Com o nome de VCane 1.0 (Value Chain of Cane, na sigla em inglês, ou Cadeia de Valores da Cana), o sistema permite ter uma visão total da produção e planejá-la, ao reunir e analisar informações como safra de cana-de-açúcar, produção da usina, parâmetros de mercado, e custos logísticos e produtivos.

Segundo Maurício Nunes, diretor de desenvolvimento de negócios da OP2B, com o software, as empresas do setor podem maximizar seus ganhos, levando em conta, inclusive, a sazonalidade da cana. Dados reais de mercado são mesclados com dados estimados para os próximos meses, e é feita uma análise da sensibilidade de mercado com base em projeções. "O VCane oferece o cenário ideal em termos de lucratividade, respeitando todas as restrições da produção. Em essência, trata-se de uma análise de risco dos cenários futuros", afirma Nunes.

Incubada desde 2005 no Cietec - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP - Universidade de São Paulo, a OP2B desenvolve sistemas computacionais de alta tecnologia destinados a gestores de diversos setores industriais. Além do suporte oferecido pelo Cietec, o desenvolvimento do VCane contou com apoio da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, por meio do Programa Pipe - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas.

A comercialização do software está prevista para começar este ano e a um custo entre 20% e 30% menor que o dos sistemas similares já existentes no mercado.