A pesquisadora Danieli Longo Benedetti buscou em Paris fontes preciosas sobre a música francesa Sábado, dia 23, o projeto' Schaeffler Música', da MdA International, também realiza a última atividade pedagógica da Temporada 2019, coma palestra especial'' As Sociedades Musicais Francesas do final do século XIX e início do século XX: Ideologias e consequências ”, ministrada pela professora dra. Danieli Longo Benedetti.
A palestra irá acontecer no auditório do câmpus local da Unesp, situado à avenida 3 de Março, 5l, no Alto da Boa Vista, às 15 horas (duas horas de duração). Inscrições gratuitas pelo Wha stapp (15) 3211-1360 (MdA International). As Sociedades Musicais Francesas foram criadas entre o final do século XIX e início do século XX como consequência de um conturbado contexto histórico e representaram um importante instrumento agregador e de luta pela criação da música contemporânea francesa.
Esses agrupamentos foram responsáveis pela estreia de obras referenciais de compositores como Claude Debussy, Maurice Ravel, Erik Satie e tantos outros. À criação dessas associações representou também real oportunidade para uma geração de jovens compositores tornarem-se visíveis, tendo suas composições executadas, uma vez que as associações musicais existentes divulgavam apenas “ os nomes resplandecentes de Beethoven, Mozart, Haydn e Me rnd els sohn ”.
A certeza deterem suas obras executadas significou para esses músicos uma motivação concreta de trabalho e, possivelmente, muitas das obras apresentadas por elas não existiriam se estas associações não tivessem sido criadas. A pesquisadora Danieli Longo Benedetti, que há mais de 15 anos dedica-se à música francesa, traz para essa preleção um encontro ilustrado com escutas e importante material de pesquisa coletado no acervo privado da Biblio thé que National de France, Média thé que Musicale Mahler e Bibliothêque de la Sorbonne.
Ela é diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire National de Musique de Strasbourg. Desenvolve intensa atividade como professora, pianista e pesquisadora. Pós-doutorada, doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo), tem suas pesquisas amparadas pela Fapesp.
Bacharel em Piano pela Unesp, realiza ainda intensa atividade como camerista e solista, apresentando-se no Brasil, França, Itália e Hungria. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Biblio thé que Nationale de France, Médiathêque Musicale Mahler e Biblio thé que de la Sorbonne igualmente, onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas.
É autora do livro “ Obras de Guerra- A Produção Musical Francesa durante os anos da 1 Guerra Mundial ” (Fap esp AnnaBlume, 2013) e de inúmeras publicações em anais de congressos e revistas especializadas. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado com o apoio da Capes e, desde 2014, é professora de Piano do Instituto de Artes da Unesp.