Notícia

Revista Analytica online

Sociedade Brasileira de Química cria Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani

Publicado em 25 março 2019

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) criou o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani com o objetivo de reconhecer mulheres cujo trabalho se destaca na área de Química e contribui para o fortalecimento da instituição, informou a assessoria de imprensa.

A iniciativa foi do recém-criado Núcleo Mulheres SBQ, que tem entre seus objetivos estimular debates e colocar as lideranças femininas em evidência, para dar exemplo e inspirar as jovens cientistas.

“A SBQ já tem cinco prêmios com nomes de ex-presidentes: Simão Mathias, Ângelo da Cunha Pinto, Fernando Galembeck, Hans Viertler e Jaílson Bittencourt de Andrade. A Vanderlan facilitou e ainda facilita o caminho de todas nós, uma mulher inspiradora. Nada mais justo que o prêmio leve seu nome”, disse Rossimiriam Freitas, vice-presidente da SBQ e uma das coordenadoras do núcleo, com a professora Elisa Orth.

Bolzani é professora titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, membro do Conselho Superior da FAPESP e integra a coordenação do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP). Também é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Estou surpresa, envaidecida e extremamente emocionada”, disse Bolzani. “Minha trajetória é um exercício de paixão pelo que faço e de persistência.”

Bolzani presidiu a SBQ de 2006 a 2010. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat), apoiado pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também é vice-coordenadora do Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Bolzani foi representante da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) no Brasil até janeiro deste ano e tem colaboração com várias sociedades científicas e universidades no exterior.

Atualmente, desenvolve pesquisa em química de produtos naturais com ênfase para a busca de substâncias bioativas, metabólitos secundários e peptídeos, metabolômica e química medicinal de produtos naturais. Tem 267 artigos publicados, além de um livro e quatro patentes. Participa do corpo editorial de diversas publicações científicas de alto impacto e ganhou dezenas de prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Distinguished Women in Science, concedido pela American Chemical Society e pela IUPAC.

A primeira vencedora do Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani será conhecida durante a 42ª Reunião Anual da SBQ, entre 27 e 30 de maio, em Joinville (SC).