Dois funcionários do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estavam na estação Comandante Ferraz no momento do incêndio que destruiu 70% da base.
Os profissionais são José Roberto Chagas, da Divisão de Geofísica Espacial, e José Valentin Bageston, da Divisão de Aeronomia.
Eles estavam na Antártica desde o dia 10 de fevereiro e tinham retorno previsto para o início de março.
Os dois retornaram ao Brasil no domingo e desembarcaram na madrugada de segunda-feira no Rio de Janeiro.
Os funcionários chegaram bem a São José dos Campos na segunda-feira e ontem participaram da reunião de avaliação realizada pelo grupo do Programa Antártico do Inpe.
Eles, porém, preferiram não conversar com a imprensa a respeito dos momentos de tensão vividos na estação durante o incêndio.
Segundo relataram a funcionários do Inpe, logo que foram detectadas as chamas na Casa das Máquinas da estação Ferraz, o Grupo Base da Marinha, responsável pela manutenção da estação, orientou que se deixasse imediatamente o local, seguindo as instruções do treinamento que todos recebem rotineiramente.
Até serem levados para a base chilena Eduardo Frei, os técnicos do Inpe aguardaram no módulo utilizado para pesquisas na área de Ozônio.
Outros pesquisadores foram para o módulo Meteoro, que também abriga instalações do instituto.
Perfil
José Valentin Bageston possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Geofísica Espacial pelo próprio Inpe. Já José Roberto Chagas é um veterano na Antártica, para onde vai todos os anos desde 1983. Ele chega ao continente gelado em junho e permanece na Antártica até março. Trabalha nos laboratórios do Inpe e armazena dados coletados pelos equipamentos.
Nome
José Valentin Bageston
Formação
Graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em
Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2009)
Divisão
O pesquisador trabalha na Divisão de Aeronomia e atualmente é pós-doutorando da agência Fapesp
Nome
José Roberto Chagas
Veterano
O técnico vai à estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, todos os anos, desde 1983. É considerado um pioneiro
Laboratórios
O funcionário trabalha nos laboratórios do Inpe na Antártica, com armazenamento de dados
Divisão
Geofísica Espacial