Notícia

O Vale online

Sobreviventes relatam "fuga"

Publicado em 29 fevereiro 2012

Por Chico Pereira

Dois funcionários do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estavam na estação Comandante Ferraz no momento do incêndio que destruiu 70% da base.

Os profissionais são José Roberto Chagas, da Divisão de Geofísica Espacial, e José Valentin Bageston, da Divisão de Aeronomia.

Eles estavam na Antártica desde o dia 10 de fevereiro e tinham retorno previsto para o início de março.

Os dois retornaram ao Brasil no domingo e desembarcaram na madrugada de segunda-feira no Rio de Janeiro.

Os funcionários chegaram bem a São José dos Campos na segunda-feira e ontem participaram da reunião de avaliação realizada pelo grupo do Programa Antártico do Inpe.

Eles, porém, preferiram não conversar com a imprensa a respeito dos momentos de tensão vividos na estação durante o incêndio.

Segundo relataram a funcionários do Inpe, logo que foram detectadas as chamas na Casa das Máquinas da estação Ferraz, o Grupo Base da Marinha, responsável pela manutenção da estação, orientou que se deixasse imediatamente o local, seguindo as instruções do treinamento que todos recebem rotineiramente.

Até serem levados para a base chilena Eduardo Frei, os técnicos do Inpe aguardaram no módulo utilizado para pesquisas na área de Ozônio.

Outros pesquisadores foram para o módulo Meteoro, que também abriga instalações do instituto.

Perfil

José Valentin Bageston possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Geofísica Espacial pelo próprio Inpe. Já José Roberto Chagas é um veterano na Antártica, para onde vai todos os anos desde 1983. Ele chega ao continente gelado em junho e permanece na Antártica até março. Trabalha nos laboratórios do Inpe e armazena dados coletados pelos equipamentos.

Nome

José Valentin Bageston

Formação

Graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em

Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2009)

Divisão

O pesquisador trabalha na Divisão de Aeronomia e atualmente é pós-doutorando da agência Fapesp

Nome

José Roberto Chagas

Veterano

O técnico vai à estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, todos os anos, desde 1983. É considerado um pioneiro

Laboratórios

 

O funcionário trabalha nos laboratórios do Inpe na Antártica, com armazenamento de dados

Divisão

Geofísica Espacial