Notícia

Carbono Brasil

SMA realiza Workshop Resíduos da construção civil - soluções e oportunidades

Publicado em 11 maio 2012

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) realizarão, no dia 17 de maio, o fórum “Resíduos da construção civil – soluções e oportunidades”.

Voltado para gestores municipais e de órgãos públicos, legisladores, além de profissionais atuantes em construtoras, incorporadoras, transportadoras, recicladoras, áreas de transbordo e triagem e aterros de resíduos de construção, o objetivo do evento é incentivar a implantação da correta gestão dos resíduos da construção por parte dos municípios, geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e destinação.

De acordo com os organizadores, o encontro ocorre em um momento em que, após a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ter sido sancionada (em 2010), está para ser divulgado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

A nova legislação estipula metas para os diferentes setores darem destinação adequada a seus resíduos, incluindo no caso do setor da construção metas para que os municípios implantem áreas de transbordo e triagem, recicladoras e aterros para receber os resíduos inertes da construção.

“Políticas públicas e responsabilidades dos agentes envolvidos”, “Gestão de resíduos pelos grandes geradores” e “Áreas de destinação e reciclagem de resíduos da construção” são alguns temas que serão discutidos durante o fórum.

O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, situada na Av. Pedro Álvares Cabral, nº 201.

Fonte: Agência FAPESP