Notícia

Secretaria do Meio Ambiente (SP)

SMA participa de workshop da FAPESP preparativo para a RIO+20

Publicado em 06 março 2012

O Brasil será palco de uma das mais importantes conferências ambientais mundiais em 2012. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Contribuindo para as discussões e propostas que serão apresentadas nesse evento, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), promove entre os dias 6 e 7 de março, o "BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20".

O encontro técnico foi aberto pelo secretário Bruno Covas, Celso Lafer, presidente da FAPESP, Luiz Alberto Figueiredo Machado, diretor de Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores, e Rodrigo Costa da Rocha Loures, da Federação da Industria do Estado de São Paulo - FIESP. O evento acontece no Espaço Apas, em São Paulo.

Além do secretário. O assessor técnico José Pedro de Oliveira Costa, ex-titular da Pasta, apresentou a Comissão Paulista de Biodiversidade. Também pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, o assessor de Economia Verde e Mudanças Climáticas, Oswaldo Lucon, explanou sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).

"O pioneirismo de São Paulo vem da qualidade e do empenho dos nossos pesquisadores que tanto nos ajudam no embasamento técnico para o planejamento e execução de políticas públicas", afirmou o secretário Bruno Covas.

O objetivo do workshop é contribuir para as discussões sobre tópicos que estarão em pauta durante a RIO+20 a partir das pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil sobre clima, biodiversidade, meio ambiente e energia, entre outros temas. Para tanto, estarão reunidos no encontro pesquisadores de todos os projetos apoiados pela FAPESP relacionados à temática da RIO+20.

Serão apresentados temas como a produção de bioenergia, mecanismos de mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, ecossistemas, economia verde e economia criativa, políticas públicas, entre outros, sempre no contexto da RIO+20.

Texto: Lukas Campagna

Fotografia: José Jorge