Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Site disponibiliza conteúdo do programa Roda Viva

Publicado em 29 junho 2008

Um novo canal de pesquisa na internet, o Memória Roda Viva, já está disponível para consultas. Voltado para estudantes, professores e público em geral, e tendo como objeto o acervo do programa Roda Viva, da Tv Cultura, o projeto é uma iniciativa conjunta da Fundação Padre Anchieta, da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio de seu Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).

“Este é um projeto que vem se desenvolvendo há dois anos e o resultado é o melhor possível. Estamos disponibilizando p conteúdo do Roda Viva num fantástico instrumento de pesquisa”, enfatiza Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Inicialmente, o site disponibilizará, ma íntegra, 205 entrevistas com personalidades dos mais diversos segmentos, incluindo ciência, cultura, economia, esporte e política.

Posteriormente, até 2009, os internautas terão a chance de consultar todas as entrevistas, que somam mais de mil, gravadas pelo programa em seus quase 22 anos de existência, além das futuras edições. Acesso nos sites sites www.tvcultura.com.br/rodaviva ou www.rodaviva.fapesp.br.Os pesquisadores irão encontrar, entre as centenas de opções, entrevistados como Ayrton Senna, Asne Seierstad, Cacá Diegues, Dom Paulo Evaristo Arns, Drauzio Varella, Elza Soares, Emerson Fittipaldi, Evo Morales, Fernando Collor de Melo, Fernando Henrique Cardoso, Fidel Castro, José Serra e Hector Babenco.