Agência Fapesp - Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um novo sistema que permite a checagem do alinhamento de rodas de veículos automotivos por meio de câmeras de vídeo. O equipamento, de operação mais simples que o método tradicional, deverá também diminuir em 40% o tempo de verificação do alinhamento.
O projeto, coordenado por Paulo Kurka, professor do Laboratório de Processamento de Sinais da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, foi desenvolvido por Carlos Roberto Mingoto Junior e Otavio Lins de Oliveira Neto, respectivamente alunos de doutorado e iniciação científica da FEM. Ambos tiveram bolsas da FAPESP.
De acordo com Kurka, em uma bancada experimental, o grupo realizou simulações computacionais tridimensionais para testar os resultados do sistema, confirmar sua viabilidade e avaliar sua precisão.
"A viabilidade foi confirmada. Agora estamos estudando o nível de precisão que o aparelho será capaz de medir e quantificar. A ideia é antecipar o funcionamento de todo o processo antes de partir para a fabricação de um protótipo", disse à Agência FAPESP. Segundo ele, uma vez que for estabelecido o nível de precisão do aparelho, será possível decidir sua aplicação ideal. "Ainda vamos definir se o método será utilizado para fazer uma medição altamente refinada de alinhamento, ou se sua aplicação será mais voltada para realizar um diagnóstico rápido do alinhamento, ainda que com menos precisão", explicou.
O pesquisador conta que duas empresas já se interessaram pelo desenvolvimento do produto. "Estamos estudando uma parceria para desenvolver o produto e obter patentes", disse.
O novo equipamento é baseado na imagem estereoscópica de câmeras - isto é, as imagens captadas a partir de dois pontos de vista diferentes são transformadas em uma imagem virtual única, reconstruída de forma tridimensional.
"Duas câmeras são alinhadas e dispostas sobre um sistema de posicionamento diante do carro, capturando a imagem do pneu a ser analisado. Tanto a câmera esquerda como a da direita identificam um mesmo padrão e enviam essas informações para um programa de processamento de imagens, que faz a reconstrução tridimensional. O resultado é comparado com outra imagem padrão de um pneu alinhado e a variação detectada fornece a informação sobre o grau de alinhamento da roda", disse Kurka.